Páginas

terça-feira, 5 de abril de 2011

Audiência pública sobre trânsito na Câmara de Sobral

Estou acompanhando pela internet a Audiência sobre o trânsito de Sobral. Primeiro é bom reconhecer que estava passando da hora de uma conversa franca como esta, sobre a calamidade que é o comportamento dos condutores de veículos de Sobral e outras cidades próximas. Parabéns ao Vereador Paulo Vasconcelos, proporcionar o encontro desses cidadãos que por dever de ofício se envolvem com a problemática do trânsito. Foi muito importante a apresentação de vídeo, mostrando situações de desrespeito as Leis de Trânsitos em nossa cidade, expondo erros não só dos condutores de veículos mas também da gestão pública municipal com relação aos absurdos que acontecem nas vias desta cidade. Comprovado ficou que há falhas graves de ambos os lados. Ou seja: Dos condutores; dos responsáveis pela engenharia de trânsito e tráfego de Sobral; dos que são responsáveis pela educação e pelos que fiscalizam ou deveriam fiscalizar. Vereador Marcos Prado lembrou o quanto os vereadores tem se preocupado com esta situação calamitosa por passam os usuários de nossas vias públicas, citou vários requerimentos sem que houvesse respostas por quem de direito. Também ficou patente que o crescimento desproporcional entre a quantidade de veículos circulantes em Sobral e a quantidade de condutores habilitados, assim como a quantidade de agentes fiscalizadores ( bem preparados e bem pagos) com meios e equipamentos logísticos à disposição.

Ainda bem que o Ministério Público, através de seu representante no evento, se propôs a acompanhar de perto esta problemática, enfatizando as extorsões e os danos materiais proporcionados pelos supostos flanelinhas.

Como resultado do descalabros dos acontecimentos acidentais das vias, foram mostrados por médicos dos SAMÚ e da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, as estatísticas alarmantes de atendimentos a traumas, fazendo com que o único Hospital de Referência desta região, esteja sempre superlotados com pacientes reclamam tratamento de emergência, usando equipamentos e procedimentos caríssimos, fazendo com que os hospitais permaneçam sempre no vermelho (economicamente falando).

Aguardei até que os representantes do poder municipal se pronunciasse, na esperança de que alguma luz aparecesse no (pelo menos no fim do túnel) meio desse caos. Mas infelizmente o senhor Everardo Soares, que seria a pessoa a apresentar soluções, foi mais um a falar apenas dos problemas, mesmo sendo inquirido pelos presentes, jogou a responsabilidade para o prefeito. Só quando o vereador Zé Vytal passou a pressionar é que o senhor Everardo Soares falou de algumas ações desenvolvidas pela administração municipal de trânsito.

Só resta a esperança de quê, exposto os problemas, a comunidade sobralense tome parte no sentido de pressionar as autoridades responsáveis pela Segurança no Trânsito (como manda o artigo primeiro do Código de Trânsito Brasileiro), para que seja debelada esta epidemia chamada de acidente de trânsito. Basta de tantas famílias desestruturadas e tantas vidas produtivas, ceifadas precocemente.

Por: Jacinto Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário