Páginas

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Sobral recebe Caravana da Dengue na segunda-feira, 20

Depois do Cariri, é a vez de Sobral receber a Caravana da Dengue no Ceará. Nesta segunda-feira, 20 de dezembro, a Secretaria da Saúde do Estado vai reforçar o controle integrado da dengue para reduzir ao máximo o risco de epidemia em 24 municípios da macrorregião de saúde de Sobral que apresentam risco alto e muito alto de epidemia da doença em 2011. A reunião do secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, com os secretários de saúde dos 24 municípios e dos coordenadores e técnicos das Regionais de Saúde acontecerá das 14 às 17 horas, na Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia, Avenida John Sanford, 1320, Junco.
O Ministério da Saúde elaborou uma nova ferramenta para avaliar o risco de epidemias de dengue nos estados e municípios brasileiros. Denominada de ?Risco Dengue?, a metodologia utiliza cinco critérios básicos: incidência de casos nos anos anteriores, índices de infestação pelo mosquito Aedes aegypti, tipos de vírus da dengue em circulação, cobertura de abastecimento de água e coleta de lixo e densidade populacional. A nova metodologia reforça o caráter Inter setorial do controle da dengue e permite aos gestores locais de Saúde intensificar as diversas ações de prevenção nas áreas de maior risco. Os municípios identificados como de risco alto e risco muito alto estão sendo orientados sobre a adotar ações para maior controle da dengue.
Dos 184 municípios cearenses, 41 estão classificados com risco alto de epidemia no próximo ano e 45 com risco muito alto. Na macrorregião de Sobral, são classificados como de risco alto os municípios de Barroquinha, Chaval, Coreaú, Forquilha, Jijoca de Jericoacoara, Martinópolis, Morrinhos, Senador Sá e Tamboril. Com risco muito alto estão classificados os municípios de Camocim, Crateús, Granja, Independência, Itaporanga, Marco, Massapê, Monsenhor Tabosa, Moraújo, Mucambo, Novo Oriente, Santa Quitéria, São Benedito, Tianguá e Ubajara.
Este ano, o Ceará tem 12.373 casos confirmados de dengue em 124 municípios. Há 19 óbitos confirmados. Desse total, seis por dengue hemorrágica e 13 dengue com complicação.
3101.5220
3101.5221

Nenhum comentário:

Postar um comentário