O presidente Luiz Inácio Lula da Silva levará mais de 1,4 milhão de "lembranças" de seus oito anos de mandato, entre cartas e presentes recebidos desde que chegou ao poder, revelou neste domingo o jornal "O Estado de São Paulo".
Trata-se de "355.825 cartas, 287.125 mensagens eletrônicas, 9.697 fotos e vídeos, 9.027 livros, 8.155 presentes diversos, 14.992 textos e notas e 718.213 documentos" que foram entregues ao presidente, assim como mais de 8 mil quadros.
Lula entregará o poder à presidente eleita, Dilma Rousseff, em 1º de janeiro, e segundo uma lei promulgada em 1991 pelo ex-presidente Fernando Collor de Mello, os presentes que um líder recebe durante seu mandato passam a ser de sua propriedade uma vez que deixa o poder.
Claudio Rocha, diretor do escritório de Documentação Histórica da Presidência, contou ao jornal que nos próximos dias serão mobilizados 11 caminhões para transferir as "lembranças" de Brasília para São Paulo, onde o atual presidente pretende guardá-los em uma instituição que fundará após sair do Governo.
Chamado antecipadamente pela imprensa de "Instituto Lula", o local receberá desde uma espada de ouro com rubis que recebeu do rei da Arábia Saudita, Abdullah bin Abdul Aziz, até uma compoteira de cristal presente do Rei Juan Carlos da Espanha.
Lula, um apaixonado pelo futebol, recebeu mais de 1 mil camisetas de jogadores famosos de todo o mundo, como o português Cristiano Ronaldo, e de praticamente todos os brasileiros que fizeram sucesso nos campos nas últimas décadas, como Pelé, Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho. EFE
Nenhum comentário:
Postar um comentário