Páginas

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Recrutamento de trabalhadores do Ceará de forma ilegal

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) interceptou, na manhã de ontem, um veículo que transportava de forma irregular 16 trabalhadores que seguiam viajem com destino ao Estado de Sergipe, de onde seriam transportados para o canteiro de obras que fica na cidade de Cristalina, Estado de Goiás.

De acordo com o motorista José Milton Filho, contratado para fazer a condução dos trabalhadores recrutados, eles iriam trabalhar na construção de uma barragem naquela cidade goiana. "Esta é segunda vez que venho ao Ceará para levar trabalhadores para atuarem em frente de serviço naquela região", disse Milton Filho, acrescentando que cada operário teve que pagar a quantia de R$ 550. "Parte desse dinheiro é para custear as despesas com o pessoal. R$ 200,00 fica com a empresa que o contrata", disse.

Segundo José Gleiber Guedes, auditor fiscal do Ministério do Trabalho, neste primeiro momento está caracterizado apenas o transporte irregular de trabalhadores. "Ainda é cedo para sabermos se estes homens seriam levados para trabalhar em regime de escravidão naquela região do País. Estamos colhendo o depoimento de cada um deles que será encaminhado ao Ministério Público Federal, que deverá investigar o caso", disse o auditor fiscal.

O veículo, uma van que fazia o transporte dos trabalhadores, foi parado em uma barreira montada pela PRF no Km-250, da BR-222, próximo a localidade de Aprazível. "Nós recebemos uma informação anônima dando detalhes do transporte dessas pessoas. Montamos a barreiras e por volta das 9h o carro identificado foi apreendido", destacou o policial rodoviário Vasconcelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário