Páginas

terça-feira, 11 de junho de 2013

Petrobras muda projeto da Refinaria Premium do Ceará

“A Petrobras assinou carta de intenções com a sul-coreana GS Energy Corporation (GSE) para desenvolver estudo para a Refinaria Premium II, no Complexo do Pecém. De acordo com o comunicado enviado pela Petrobras à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o documento tem como base o interesse da GSE em estudar a formação de joint venture para a implantação da refinaria.

Segundo o deputado federal Antônio Balhmann (PSB-CE), que acompanha as negociações do Governo do Ceará com a Petrobras, haverá mudanças no projeto. A refinaria seria construída em três módulos, cada um com capacidade de processar 100 mil barris de petróleo por dia. O projeto original contemplava apenas um módulo, que totalizava a processamento de 300 mil ao dia.

De acordo com Balhmann, a mudança do projeto foi sugestão do Governo do Estado, em conversa com a presidente da Petrobras, Graça Foster. “Antes era uma planta única, retilínea, que atendia toda a demanda”, explica. Ele evita falar em prazos, mas diz que as soluções encontradas pela estatal e Governo cearense são para que as obras possam começar o mais rápido possível.

“Essa é uma informação da própria presidente Graça Foster, de quando estivemos com ela. A Petrobras acionou uma empresa asiática para desenvolver essa tecnologia modular. São refinarias mais compactas, que demandam menos área”, diz, sem confirmar se a empresa a que se refere é a GSE, que consta no comunicado da Petrobras. Conforme Balhmann, o sócio asiático será um parceiro para implantação de novas tecnologias e também financeiro.

Balhmann explica, ainda, que não foram mencionados novos custos, mas ele estima que o orçamento inicialmente previsto, de US$ 11 bilhões, deve se manter. “Apesar de ser menor, (o novo projeto) precisa de mais tecnologia. Então uma coisa deve compensar a outra”, diz.

O deputado explica que a parceria anunciada não descarta a entrada de outros sócios, mantendo a possibilidade de que o Governo do Estado venha a ser sócio simbólico da Premium II, por meio da Agência do Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), intenção já anunciada pelo governador Cid Gomes (PSB). “A ideia é desconcentrar ao máximo os investimentos da Petrobras”. As informações foram passadas em encontro entre cearenses e sul-coreanos, com participação de empresários e membros do governo, ontem à noite em São Gonçalo do Amarante.”

(O POVO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário