Páginas

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Newton Lima é eleito presidente da representação brasileira do Parlasul

 

A nova representação brasileira do Parlamento do Mercosul (Parlasul) foi instalada ontem e o deputado Newton Lima (PT-SP) foi eleito presidente do grupo, composto por 37 parlamentares, 27 deputados e 10 senadores. Em princípio, o mandato dos representantes vai até dezembro de 2014, mas pode ser abreviado ou estendido até a posse de parlamentares eleitos em votação popular, cuja regulamentação está em debate na Câmara (PL 5279/09) e no Senado (PLS 126/11).

Newton Lima enaltece os avanços obtidos no comércio e na área social, através dos acordos entre os governos, mas entende que o Mercosul precisa ter uma forte integração também por meio do Legislativo.

“O ex-presidente Lula e a presidenta Dilma têm no Mercosul e na integração latino-americana, além da relações sul-sul com a África, uma das prioridades da agenda brasileira. Mas é preciso que haja também um protagonismo do Parlamento brasileiro nesse processo, para além das questões de natureza comercial. Superadas as dificuldades políticas com o Paraguai e com a entrada da Venezuela, oxalá possamos recompor o Parlasul em Montevidéu o mais rapidamente possível e darmos conta de uma agenda na qual o Parlamento é indispensável, não só para uma integração econômica, mas também na dimensão cultural, social e política”, declarou Newton Lima.

O deputado Dr. Rosinha (PT-PR) destacou a trajetória histórica de Newton Lima, bastante ligada ao projeto do Mercosul, e acredita que a escolha do parlamentar paulista é muito positiva para o bloco regional.

“Como reitor da Universidade Federal de São Carlos, ele participou da Associação das Universidades do Grupo Montevidéu, já construindo o Mercosul, e depois, como prefeito de São Carlos, coordenou o Mercocidades, a Rede de Cidades do Mercosul. Então venceu o candidato mais preparado para trabalhar pela integração, em todos os sentidos, não apenas sob o ponto de vista comercial e econômico”, ressaltou Rosinha, que também integra a representação brasileira do Parlasul e atualmente preside a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara.

Até o momento, não há reunião marcada ou prevista para o Parlasul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário