quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Festa junina

Festa Junina Muitos costumes e tradições estão...

Aninha Martins
1 de Agosto de 2012 22:17

Festa Junina
Muitos costumes e tradições estão se perdendo, e ao longo do tempo vão dando lugar a outros novos costumes.
As festas juninas são exemplos disso.Nos dias atuais, as fogueiras quase não são mais vistas,principalmente nas áreas urbanas,onde as pessoas vivem uma vida bastante agitada e as novas invenções e descobertas conseguem preencher os espaços de tempo de cada indivíduo.
As quadrilhas ainda estão muito presentes,principalmente nos colégios e outras instituições,mas são muito diferentes,pouco se usa roupas de chita,fitas coloridas e tranças no cabelo. Atualmente,as roupas são bastante luxuosas,com lantejoulas,vários adereços e muito brilho,esse brilho também está presente na maquiagem,que não conta mais com as bochechas coradas com pintinhas pretas.Os chapéus não são mais de palha,nem a calça é mais remendada com o tecido estampado da camisa.
...As coreografias mudaram,dificilmente se vê o "trancelim",o "beija-flor",o "jabaculê" e tantos outros passos.Os marcadores da quadrilha não gritam ordenando cada passo,apenas fazem um sinal aos componentes.
As comidas típicas como a canjica,a pamonha,o bolo de milho e outros,estão sendo substituídos pelo o bolo de chocolate,o creme de galinha e os salgadinhos.
Nas quermesses quase não tem mais as simpatias,as adivinhações,o "caritó".As pessoas não "passam fogo",não existem mais os compadres,padrinhos e afilhados de fogueira.
As festas juninas não são feitas para se divertir e festejar São Pedro,São João e Santo Antônio,mas para fins lucrativos.E as competições que acontecem nos festivais geram rivalidades e isso faz com que as pessoas inovem cada vez mais e o verdadeiro sentido dessa festa vai ficando para trás.
Aninha Martins,
Ipu,CE
Publicado na revista Mundo Jovem/ Edição de junho de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário