Páginas

domingo, 11 de setembro de 2011

O Compromisso Social da Comunicação

 

Fotos de Marcilio Brito

setembro dom josé (19) setembro dom josé (11)

Dia 09 deste, eu tive o prazer de participar, a convite do Mons. Assis Rocha, de uma palestra proferida pelo professor universitário, jornalista e escritor Ítalo Gurgel. O mesmo já foi editor do Jornal O Povo e Assessor de Comunicação da Universidade Federal do Ceará. O tema foi: O Compromisso Social da Comunicação. Participaram como debatedores o Mons. Assis Rocha e o radialista Luís Siqueira.

O conteúdo foi muito bem trabalhado pelo expositor, onde enfatizou muito bem a força da comunicação, principalmente pelos jornais e rádios. Fez questão de realçar que o comunicador é formador de opinião e como tal, não esquecer de que o que é dito no rádio ou escrito no jornal é tido com verdade e o leitor ou o ouvinte vai defender conversas e debates, aquela verdade que ele ouviu ou leu. Por isso, a responsabilidade do comunicador é muito grande perante seu público. Não podendo portanto o comunicador, ser parcial em relação ao fato comunicado. O comunicador tem que ser ético e imparcial ao relatar o fato. Por isso o profissional da comunicação tem que estar consciente da origem da informação e primar pela veracidade do seu enunciado.

O palestrante, senhor Ítalo Gurgel, falou que o comunicador não deve defender o extremismo e nem o fundamentalismo. Não deve induzir à violência e nem importância desnecessária ao fato violento.

Encerrada a sua exposição, os debatedores fizeram uso da palavra enfatizando fatos reais do dia a dia da comunicação radiofónica, pois ambos militam no rádio sobralense com muita dedicação. Em seguida, com a abertura do debate, podemos sentir através das intervenções, o que mais incomoda aos profissionais da radiofonia de nossa região. Dentre as preocupações podemos sentir que há interferência de políticos no comportamento profissional do radio, até porque muitas das emissoras pertencentes a políticos atuantes em nosso meio; existem falhas no sistema de rádios comunitárias e que falta uma regulamentação legal para um funcionamento democráticos dos meios de comunicação de massa em nosso país. De resto, quero parabenizar a iniciativa do Padre Assis Rocha, que promoveu esse evento, tão importante para nós radialistas e dentro um momento especial para Sobral que é a comemoração Setembro Dom José, que é promovido pela Diocese e outras entidades, para enaltecer cada vez mais os feitos modernizadores de Dom José nesta cidade e que nasceu e faleceu em setembro.

Por: Jacinto Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário