- Um problema ruim de resolver.
Praça São Pedro
Cruz. A Praia do Preá, situada no Distrito de Caiçara, Município de Cruz, distante 300 Km de Fortaleza, Território Litoral Norte, portal de entrada para a Rota das Emoções, faz divisa com o Município de Jijoca de Jericoacoara, área de amortecimento do Parque Nacional de Jericoacoara e APA da Lagoa de Jijoca. A prática de esportes náuticos desponta como uma nova opção de lazer para nativos e visitantes. São alguns dos muitos atributos de um lugar tão cobiçado por gente de todo o mundo pelo seu clima ameno e agradável graças a brisa salitrada que vem do nosso “Verde Mar Bravio”.
Mercadinho Popular
As belezas naturais são encantadoras, o progresso é acelerado, o comércio desenvolvido e uma grande rede de hospedaria gera emprego e renda para centenas de pessoas da comunidade.
Todos estes fatores de desenvolvimento contribuem para a produção de uma grande quantidade de lixo, como é obvio, em todo local onde há grande diversidade de atividades.
Manter a comunidade limpa não é tarefa fácil para o setor de limpeza urbana da Prefeitura que faz a coleta de lixo, inclusive, com postos de coleta seletiva de lixo seco e reciclável.
Avenida limpa Esgoto a Céu Aberto
Há pessoas que desejam ver uma comunidade limpa, agradável, cheia de belezas e encantos mil, mas, há aqueles que pensam e agem na contramão da evolução humana e da qualidade de vida de seus moradores e visitantes.
A avenida mais movimentada da comunidade do Preá, centro comercial, via de acesso à Jericoacoara, portal de entrada para a Rota das Emoções e pavimentada com paralelepípedo é cheia de contrastes no quesito limpeza urbana.
Há famílias e comerciantes que ajudam na limpeza da comunidade, que varrem a frete do domicílio, limpam trechos da avenida, plantam árvores, constroem jardins, plantam grama e cuidam do lixo de forma adequada e contribuem com a coleta seletiva fazendo a seleção do material descartado no comércio como embalagens e restos de produtos alimentícios.
São excelentes colaboradores: Dr. Lima, que mantem um trecho de 150 metros da Avenida, limpo periodicamente, há mais de dez anos sem a colaboração de ninguém.
Avenida Principal – Centro Comercial
O Mercadinho Popular arborizou a frente do comércio e plantou grama nos canteiros das árvores. A Loja Ventania fez canteiros gramados, o Mercadinho Econômico arborizou e faz a limpeza da Avenida em frente de seu comércio. O Depósito Wilclê Construções, a Churrascaria Sol Poente, a Farmácia Santa Maria são alguns exemplos de quem luta pela limpeza da comunidade.
Mercadinho Econômico e Farmácia Santa Maria
Mas, há aqueles que em nada colaboram, mas atrapalham mas, Jogam lixo na avenida, não limpam a frente de seus domicílios, deixam restos de material de construção espalhados sujando a Avenida e atrapalhando o trânsito, jogam esgotos para a calçamento e ainda se sentem inconformados com a condição de serem maus ambientalistas, jogando a culpa nos outros pela sujeira da Avenida.
A esquerda, uma loja e a direita a frente de residências.
O que faz estas pessoas não colaborarem com a limpeza da comunidade? Será falta de educação ambiental? Preguiça de limparem seu próprio ambiente de moradia? Esqueceram-se de que fazem parte de uma comunidade que se preocupa com o futuro de seus moradores? Mas, há um dito popular que “o mau por si se destrói”.
Jardim e material de construção
Quem se lembra do personagem Sujes Mundo? Será que ele ainda está solto sendo inquilino indesejável da Avenida Comercial do Preá?
Se essa gente suja fosse morar em Acari/RN, o que seria deles? Pois, Sujes Mundo lá não tem.
Limpeza e bom gosto
Há uma necessidade urgente de se promover uma campanha pela limpeza da comunidade, sob a ótica de que quem matem a comunidade limpa são seus moradores e quem faz a coleta do lixo é o poder público.
As associações da comunidade deveriam ter mais compromisso com a limpeza da cidade, mas ignoram o bem-estar social e nada fazem em prol do bem comum, preocupando-se apenas em se locupletarem.
Compartilhando ideias e dividindo responsabilidades, podemos pensar em um futuro melhor para todos, reduzindo a quantidade de lixo, dando o destino correto, não sujando e nem poluindo o ambiente em que se vive.
A Federação das Associações Comunitária do Município de Cruz, orgulhosa daqueles que acreditam na limpeza da comunidade, agradece a luta constante e a persistência em fazer desta comunidade um local que promova alegria e satisfação aos seus moradores e visitantes.
Uma pá, um carro de mão, uma vassoura e um cabra arretado podem fazer de uma comunidade um local sem lixo e sem sujeira.
Dr. Lima
Engenheiro Agrônomo
Radialista/Professor
Nenhum comentário:
Postar um comentário