Páginas

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

PRAIA DO PREÁ SEM PÃO, SEM ÁGUA E SEM LUZ

 

clip_image002

Sede da Associação Comunitária onde funciona um Anexo de Ensino Médio

Cruz. A Praia do Preá fica situada no Distrito de Caiçara, Município de Cruz a 250 km de Fortaleza. Situada em ponto estratégico, em relação à Praia Internacional de Jericoacoara, da qual é o principal corredor turístico, por onde passa grande quantidade de turistas que visitam a Rota das Emoções durante todo o ano.

clip_image004

Escritório da Associação

É uma praia de beleza encantadora, pois, as águas são límpidas, com sol e calor o ano todo, mar calmo, ventos constantes favorecendo a prática de esportes náuticos como kite surf ou outros esportes eólicos.

A orla marítima é exuberante, pelos manguezais, coqueirais, dunas e lagoas de águas cristalinas que formam um conjunto de elementos naturais sem igual na beleza.

As pousadas, restaurantes e um comércio diversificado proporcionam conforto e bem está a todos os seus visitantes.

clip_image006

Sistema de Abastecimento d’água da Comunidade

Mas, em contraste, as frequentes interrupções no fornecimento de energia elétrica no centro comercial deixam os moradores sem pão, sem água e sem luz, pois a área que mais sofre interrupção de energia é onde funcionam as padarias, o sistema de abastecimento de água da comunidade, posto de abastecimento, oficinas, as repetidoras de internet e a Lan house, central telefônica, agência de passagens, escolas, igreja, praça, lanchonetes, pousadas, academias de ginástica, lojas comerciais e câmara fria.

Outro problema, o que mais prejudica as famílias da comunidade, é a falta de água nas torneiras que deixa as donas de casa sem alternativas para os afazeres domésticos onde a água é o elemento fundamental. O fornecimento de água é interrompido várias vezes o dia além de apresentar mau cheiro e sabor desagradável. O sistema que foi projetado para atender a 200 famílias, já conta com mais de 1.000 ligações, fato que impossibilita oferta de água para todos. Atitude como esta nos leva a acreditar que o objetivo é somente arrecadar dinheiro sem nenhum compromisso com os consumidores que recama por pagarem a taxa mensal, mesmo que não chegue água na torneira de sua casa. O dinheiro arrecadado é mais do que suficiente para fazer ampliação do sistema e garantir água suficiente para os consumidores. Até de quem não é associado é cobrada a taxa de contribuição na conta de água sem que tenha direito a voto em assembleias.

A comunidade apela para que as autoridades competentes tomem as devidas providências no sentido de solucionar este problema que é atribuído a má gestão do sistema comunitário de abastecimento de água.

A Quadra de Esportes

A Associação Comunitária do Preá contava com uma quadra de esportes onde eram realizadas as atividades esportivas e festas da comunidade. Hoje, é um local abandonado. A maresia corroeu a ferragem dos portões e a iluminação dos postes foi totalmente destruída. O local está servindo de depósito para dejetos humanos apresentando uma fedentina insuportável.

clip_image008

Portão da Quadra de Esportes

clip_image010

A falta de compromisso com o zelo do patrimônio da Associação tem deixado a população indignada, pois, é dinheiro da associação que não está sendo devidamente aplicado na conservação dos bens que são muito uteis a sociedade.

O que resta da antiga quadra de esportes

O sistema de esgoto há muito tempo que deixou de funcionar obrigando a todos construírem fossas individuais, contribuindo para poluição do lençol freático.

Dr. Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário