Páginas

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

PT celebra 33 anos de história com ato político e exposição na Câmara

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para celebrar os 33 anos de sua fundação, o PT fará, hoje, um ato público na Câmara dos Deputados, a partir das 17h, no Espaço Rubens Paiva, no Hall da Taquigrafia. Além de integrantes da bancada petista na Câmara e no Senado, participarão da atividade o presidente do PT nacional, Rui Falcão, e outros dirigentes e militantes históricos. O ato acontece na véspera do encerramento da exposição sobre a história do PT, que ocorre até amanhã no corredor de acesso ao plenário da Câmara.
O líder do partido na Câmara, deputado José Guimarães (CE), destacou que o PT realizará outras atividades como essa pelo País em 2013. “Esse ato, que homenageia o legado do PT e os dez anos do governo de mudança, busca externar o papel e o protagonismo que a nossa bancada teve nesses 33 anos de história. Nós transformamos o Brasil e nesse ano de 2013 vamos mobilizar a nossa militância para passar essa mensagem de transformação da qual o PT é partícipe”, informou o líder.
Para o deputado Henrique Fontana (PT-RS), o ato é oportuno para celebrar não apenas o aniversário do partido, mas o novo momento que vive o Brasil. “Comemorar 33 anos da vida do PT é comemorar uma marca muito positiva na história política brasileira. Ao longo desse tempo, o PT errou e acertou, mas acertou muito mais do que errou e ajudou a mudar o Brasil, que está melhor depois dos dez anos dos governos Lula e Dilma”, enalteceu Fontana.
As atividades pelo aniversário do partido também foram elogiadas pelo deputado João Paulo Cunha (PT-SP). “As fotos retratadas na exposição e o nosso ato mostram a história de um partido de luta, que se dispôs a mudar o Brasil e efetivamente está mudando o Brasil. E essa história foi construída com a contribuição da bancada na Câmara, que foi uma ferramenta importante para o PT chegar aonde chegou”.
“Para comemorar o grande processo de inclusão social e de desenvolvimento ocorrido no Brasil nos últimos dez anos, nada melhor do que honrar a história desse partido de esquerda, democrático e socialista que é o PT”, acrescentou o deputado Bohn Gass (PT-RS).
História – Fundado a 10 de fevereiro de 1980, no Colégio Sion, em São Paulo (SP), a partir da convergência do movimento operário com o movimento campesino, intelectuais, religiosos progressistas e outros setores da esquerda, o PT é hoje o partido preferido de cerca de um quarto da população brasileira, segundo vários institutos de pesquisa.
Além disso, o PT é o único partido brasileiro com eleições diretas para escolha dos seus dirigentes, em nível municipal, estadual e nacional, através do processo de eleições diretas (PED).
Em 1983, militantes e dirigentes petistas fundaram a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a maior organização sindical do Brasil e uma das maiores do mundo.
Em 2002, na quarta eleição presidencial que disputou, o PT elegeu Lula para comandar os destinos do Brasil. Lula foi reeleito em 2006 e elegeu sua sucessora em 2010, com a vitória de Dilma Rousseff, que se tornou a primeira mulher a governar o Brasil.
Ao longo dos últimos dez anos de governo petista, o Brasil gerou 19 milhões de empregos, reduziu o desemprego ao menor índice da história (e um dos menores do mundo contemporâneo), quintuplicou o orçamento da educação, permitiu a saída da pobreza de 40 milhões de pessoas, entre outras conquistas socioeconômicas reconhecidas mundialmente.
No Congresso Nacional, a bancada petista cresce a cada eleição e atualmente é a maior da Câmara dos Deputados, com 88 deputados e deputadas.
Edição especial – Hoje circula uma edição especial do PTnaCâmara, por ocasião do aniversário do partido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário