Páginas

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Previsão indica irregularidade de chuvas entre as regiões do Semiárido

Previsão indica irregularidade de chuvas entre as regiões do Semiárido

clip_image002

Os meteorologistas do norte da região Nordeste voltaram a se reunir para verificar as condições climáticas e elaborar a previsão para o próximo trimestre. A reunião foi sediada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) e contou com a participação de representantes de instituições como o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), via audioconferência.

Apesar das últimas chuvas que caíram na região, a previsão elaborada pelos técnicos nos últimos dias não é muito animadora para a produção agrícola. A previsão divulgada pela Emparn indica um período chuvoso abaixo do normal para o semiárido nordestino e de normal a acima do normal para o litoral. Em termos de percentuais, para o período de março a maio, a probabilidade de chuvas abaixo do normal é de 40%. Para o período chuvoso normal, a probabilidade é de 35%. Já para acima do normal, o percentual fica em 25%.

No entanto, a esperança para o homem do campo pode ser renovada, já que os especialistas chegaram à conclusão de que não existem sinais evidentes de que o Nordeste terá um período chuvoso normal ou não. Isso acontece porque os parâmetros observados como as águas dos oceanos Pacífico e Atlântico, as Zonas de Leste e a atuação da Zona de Convergência Intertropical não são suficientes, no momento, para uma conclusão.

Segundo o relatório divulgado pela Emparn, os meteorologistas ressaltaram que algumas localidades poderão receber maior quantidade de chuvas do que outras, já que a região tem como característica a variabilidade espacial e temporal nos índices pluviométricos.

Os meteorologistas analisaram as condições regionais da pluviometria e globais dos oceanos e da atmosfera, assim como os resultados de modelos numéricos de previsão sazonal. A próxima reunião de Análise Climática será realizada em Recife e coordenada pela Agência Pernambucana de Água e Clima, no mês de março.

Produtores esperam mais chuvas para iniciar o plantio

Diante da nova previsão divulgada pelos meteorologistas, os produtores rurais estão receosos com a indicação do período chuvoso abaixo do normal, mas satisfeitos com o grau de confiabilidade da previsão. Até agora, choveu pouco em varias regiões do Nordeste e ainda não dá para iniciar o plantio.

Muitos produtores estão ansiosos para o início do plantio. Há aqueles que nas primeiras chuvas já querem dar início às plantações, mas precisa-se esperar que chovesse, no mínimo, 50 milímetros, porque corre o risco de se perderem tudo, caso as chuvas não sejam constantes após a plantação.

A perspectiva dos agricultores é de que as previsões estejam erradas e que chova mais e de forma constante em todas as regiões. No entanto, caso não haja um bom período chuvoso para a produção agrícola, que pelo menos haja chuvas suficientes para criar pasto para alimentarmos os animais. Infelizmente, no ano passado, a produção foi zero e não teve alimento nem para os animais.

Fonte: O Mossoroense (texto adaptado)

Dr. Lima

Engenheiro Agronomo

Nenhum comentário:

Postar um comentário