Páginas

sábado, 16 de fevereiro de 2013

A ESCALADA DE TERRORISMO

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – Http://luizcarlosamorim.blogspot.com

Recentemente, ao ver mais uma das tantas matérias sobre o abandono das escolas, por parte do Estado, ouvi uma coisa para a qual venho chamando a atenção faz um bom tempo: se não tivermos escolas em condições de receber os estudantes, se não tivermos professores bem pagos e um conteúdo curricular minimamente apropriado, não podemos esperar que tenhamos cidadãos educados, esclarecidos, produtivos e honestos.

É que com os atentados que voltaram a assolar Santa Catarina, há que se responsabilizar o Estado pelo abandono da educação, pela formação de terroristas e bandidos. E esse abandono é visível por aqui, conforme a televisão mostrou: escolas estaduais interditadas por absoluta falta de condições de receber alunos e professores, caindo aos pedaços, uma até já desabou.

Tivemos quase três meses de férias escolares e o Estado deveria ter providenciado para que, neste tempo, fossem feitas obras de reforma em várias escolas catarinenses. Mas não foi o que aconteceu. As escolas continuam em petição de miséria, nada foi feito, nem começado. E o ano letivo está iniciando. O que será das crianças que precisam estudar? Vão entulhar dezenas de estudantes em pequenas e precárias salas, piorando ainda mais a qualidade do ensino que já vem sendo sucateado pelo poder público há muito tempo?

Com esse tratamento à educação, como não esperar a escalada de terrorismo que se instalou em nosso Estado? E o descaso não é só com a educação. É com a saúde, com a segurança, com tudo. Não temos policiais nas ruas. Não há policiais suficientes e os que existem estão prestando serviço em gabinetes de repartições públicas. No que diz respeito à saúde, as pessoas continuam empilhadas nos corredores de hospitais, esperando serem atendidas. Morrendo à espera.

Já estamos ultrapassando a terceira semana do início dos atentados e eles continuam. O Estado não tem força policial suficiente para combater os bandidos e, depois de recusar algumas vezes a vinda de contingentes da polícia federal, finalmente eles desembarcaram em Santa Catarina. Mas não se iludam os cidadãos catarinenses, eles vieram apenas para o deslocamento de bandidos que estão nas penitenciárias daqui para presídios em outros pontos do país. Não vão fazer policiamento ostensivo nas ruas, para combater os atentados controlados de dentro dos presídios. Quero que as ações da força federal me desmintam, indo para as ruas das cidades catarinenses para ajudar a combater o terrorismo, mas não tenho muita esperança.

Nosso governador parece cego e surdo. Chega de dizer que tudo está bem, por que não está. Chega dessa cara de bonzinho, de inocente. Os atentados já duram mais de duas semanas, já passam de cem, já morreu gente nessa brincadeira. Não dá pra não ver o que está acontecendo, não para não ver que ele está brincando com a segurança do povo catarinense enquanto o Estado afunda. Colombo não está dando conta do recado e está metendo os pés pelas mãos desde o início, pois a saúde e a educação também estão um caos, em estado de falência, assim como a segurança. Os atentados continuam, prova de que não há a mínima segurança. Falta humanidade, falta competência, falta administração, falta humildade.

Nosso Estado está sob o comando de bandidos. Senhor governador, já passou e muito a hora de tomar providências, de fazer o seu trabalho. Tem que correr atrás do prejuízo. Chega de desmandos, de falta de liderança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário