Páginas

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Metade dos adultos sabe tanto de matemática quanto crianças de 11 anos

Ah, se você soubesse disso quando eles te atormentavam por conta das notas fracas em matemática, hein. Sua vingança: 49% dos adultos entendem tanto de matemática quanto crianças de 11 anos.

É, parece divertido, mas o assunto é sério. Desse total, 25% dos adultos ingleses têm dificuldades para entender questões básicas de matemática, aí se complicam na hora de ler as etiquetas de preços (avaliar juros e prestações, por exemplo) ou pagar as contas domésticas. Ou seja, mais de 8 milhões de pessoas lidam tão bem com matemática quanto crianças de 7 a 9 anos.

Quem chegou a essa conclusão foi o pessoal do Skills for Life, um programa do governo inglês que busca melhorar a alfabetização e as habilidades matemáticas entre os adultos. A primeira versão dessa pesquisa foi publicada em 2003 – e de lá pra cá aquele que sentem dificuldade em lidar com a matemática no dia-a-dia aumentou em um milhão. Dessa vez, a média foi feita com base nos resultados das provas e entrevistas realizadas com 7,2 mil ingleses, de 16 a 65 anos.

Assustador, não? Imagine como é aqui no Brasil.

Por Carol Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário