Por O Globo | Agência O Globo
SÃO PAULO - O número de vítimas de homicídio na cidade de São Paulo cresceu 71,7% em novembro deste ano na comparação com o mesmo mês de 2011. Segundo estatísticas divulgadas nesta sexta-feira pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), 170 pessoas morreram na capital no mês passado, ante 99 em novembro do ano anterior. Os números refletem a escalada da violência em toda a Grande São Paulo, principalmente depois de outubro, o que culminou na queda do secretário de Segurança Pública Antônio Ferreira Pinto.
De acordo com as estatísticas, no entanto, o mês mais violento do ano na capital até agora foi outubro, com 176 mortes. Neste ano, ainda sem os registros de dezembro, a capital já soma 1.327 homicídios, 24,13% a mais do que o registrado em todo o ano passado (1.069).
Em todo o estado de São Paulo, ainda segundo o balanço da SSP, 534 pessoas morreram no mês passado. Em novembro de 2011 foram 370 casos, 44,32% a menos. Em todo o ano passado foram 4.403 vítimas de homicídio no estado. Em 2012, sem contar dezembro, 4.644, uma alta de 5,47%.
Além da queda do secretário Ferreira Pinto, a escalada da violência nos últimos dois meses em São Paulo fez com que os governos estadual e federal fechassem um acordo de cooperação para conter a criminalidade. A parceria aconteceu após a troca de farpas entre o então secretário de Segurança Pública e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário