Páginas

sábado, 8 de dezembro de 2012

O que é o livre-arbítrio?

Por esses dias fui convidada para proferir uma palestra a um grupo de
terapia ocupacional que se reúne num dos postos de saúde da minha cidade
natal. O convite surgiu porque o grupo havia trabalhado um de meus livros,
“Temas do Cotidiano – Sentimentos e Atitudes”, em suas reuniões semanais.
Fiquei muito feliz em poder partilhar um pouco sobre as minhas vivências
como psicóloga e escritora. O grupo, bastante heterogêneo, é composto por
mulheres, e acolhe tanto pessoas com necessidades especiais quanto as que
se restabelecem de problemas de saúde.
Fui recebida de modo festivo e todas queriam tirar fotos comigo, fazendo
com que eu me sentisse uma verdadeira celebridade. Ao final da reunião,
uma mocinha com Síndrome de Down veio me presentear com um vasinho de
flores e um cartão de Natal. Ela se mostrava alegre por fazer parte do
grupo e aprender a pintar toalhas de banho. Dividiu comigo sua satisfação
em contribuir com a confecção de lembrancinhas para a criança da qual
seria madrinha. Esclareceu que levaria um mês para aprontar todos os
mimos, calculando o tempo empenhado no trabalho. Sinceramente, fiquei
emocionada. Aquela jovem, com suas dificuldades, estava empregando seu
tempo para agradar a alguém. “Eu sou uma boa madrinha”, disse. Sim;
certamente ela é uma adorável madrinha!
Nesse mesmo dia, logo ao acordar, eu havia me deparado com a manchete do
jornal noticiando a prisão de mais de sessenta policiais militares
acusados de corrupção no Rio de Janeiro. Entre os crimes, a cobrança de
propinas dos traficantes para permitir a livre ação do tráfico de drogas.
Lamentável! A PM tem razão em não mais aceitar ser humilhada pela ação de
policiais corruptos que mancham a reputação da corporação com seus desvios
de conduta.
Duas ações diferentes numa mesma época. De um lado uma garota com Down,
enfrentando todas as dificuldades inerentes à sua síndrome, empregando seu
tempo e seu talento de modo construtivo e amoroso, visando à felicidade de
outrem. De outro lado policiais corruptos denegrindo o nome de sua
corporação, envergonhando seus colegas, recebendo propinas, fazendo vista
grossa ao tráfico de entorpecentes que ceifa a vida de centenas de pessoas
e compromete a harmonia de famílias inteiras. Eis aqui um bom exemplo de
exercício do livre-arbítrio!
A cada dia que surge temos a opção de fazer o bem ou o mal tanto nas
pequenas coisas quanto nas grandes. Esse é o verdadeiro livre-arbítrio que
Deus nos deu. Escolha. A quem você deseja servir? Mesmo pessoas limitadas
em suas capacidades podem nos dar exemplos de bondade, dedicação,
empenho... enquanto outras, mais graduadas, podem pisar em nossos valores
mais caros e destruir nossos sonhos. Quem é digno de sua admiração? Faça
sua escolha. Afinal, temos assegurado o livre-arbítrio!
Maria Regina Canhos Vicentin (e.mail: contato@mariaregina.com.br) é
escritora.
Acesse e divulgue o site da autora: www.mariaregina.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário