Páginas

sexta-feira, 20 de março de 2009

Em Tianguá estudantes enfrentam ônibus superlotado

Todo dia, cerca de 300 estudantes universitários deste município arriscam a vida no transporte escolar, ao se dirigirem para as aulas na Universidade Vale do Acaraú (UVA), em Sobral, a 100km de Tianguá. O único veículo que faz o transporte pela manhã trafega superlotado. Tem capacidade para conduzir 46 passageiros sentados, mas já chegou a levar cerca de 104 jovens. Para evitar uma tragédia, os universitários estão cobrando da Prefeitura a aquisição de mais ônibus e improvisam sistema de senhas, que, se por um lado pode resolver a superlotação, por outro, compromete a freqüência em sala de aula para aqueles que não podem custear do próprio bolso a viagem até Sobral.
No transporte arriscado, tem um percurso de cerca de 10 quilômetros, na descida da Serra da Ibiapaba, que é cheio de curvas perigosas. De acordo com os universitários, a cada dia a situação fica pior. Na última quarta-feira, quando a reportagem acompanhou o tráfego, policiais rodoviários federais do Posto da PRF em Tianguá resolveram impedir que o veículo descesse a serra superlotado, obrigando o motorista a retornar à Praça do Eucalipto e deixar no local cerca 40 estudantes.
Eles tiveram que pegar outro tipo de transporte, custeado do próprio bolso, para chegarem à universidade em Sobral. Os que não tiveram dinheiro para pagar a passagem, perderam a aula nesse dia.

Por Wilson Gomes

Um comentário:

  1. E a situação hoje se encontra pior, isso por descaso da prefeitura. Existe um trajeto em q um microonibus faz para pegar cerca de 4 a 5 funcionários da prefeitura, funcionários estes q poderiam utilizar um carro de menor porte, podendo assim ceder o microonibus para os universitários, mas isso é menos cômodo para prefeitura.

    ResponderExcluir