Páginas

quinta-feira, 5 de março de 2009

Açude São Vicente em Santana do Acaraú sangrando

Mais um reservatório está transbordando no Ceará. O açude São Vicente, localizado em Santana do Acaraú, a 39 quilômetros de Sobral, começou a sangrar ontem e derrama, por segundo, mais de 700 litros. É um motivo de festa para a comunidade que usa o manancial para fins de pesca, irrigação e abastecimento humano. De acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), outros seis açudes estão sangrando atualmente. O volume de armazenamento do Estado, hoje, é superior a 70% e encontra-se no patamar “confortável”.
O São Vicente é o segundo menor açude da bacia do Acaraú. Tem capacidade para armazenar até 9,8 milhões de metros cúbicos. Mas o secretário do Comitê da Bacia do Acaraú, João Batista do Espírito Santo, aponta que o manancial “é muito importante” para a comunidade. “Ele abastece todo um vale irrigado. E, sangrando, garante água para o ano”, comenta. O açude fica próximo à localidade Fazendinha. Segundo o gerente da Cogerh em Sobral, Vicente Frota, uma das principais funções é o cultivo de capineira para alimentação utilizada na pecuária. Além disso, irrigação de árvores frutíferas e abastecimento humano do assentamento Bomfim Conceição. A comunidade também usa o manancial para pesca de subsistência. O São Vicente, no início do ano, estava com pouco mais de 60% de sua capacidade. O volume teve um acréscimo de 38,46% em meio às chuvas - o quarto maior crescimento entre os 130 açudes monitorados pela Cogerh. O volume total do Estado, hoje, é de 70,3%.
O primeiro reservatório a sangrar este ano, no Ceará, foi o Trapiá 3, em Coreaú, no dia 3 de fevereiro. Também transbordam os açudes Gangorra, em Granja; Itaúna, em Chaval; Patos, em Sobral; Quandú, em Itapipoca; e São Pedro Timbaúba, em Miraíma. De acordo ainda com a Cogerh, 81 reservatórios trasbordaram no ano passado. O recorde de sangramento é de 2004: 95 açudes.
Todos os sete açudes que estão sangrando este ano fazem parte das bacias do Acaraú, Coreaú ou Litoral. O gerente da Cogerh em Sobral diz esperar que todos os nove açudes da bacia do Coreaú sangrem em 2009. (O Povo).

Por Wilson Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário