Páginas

terça-feira, 11 de julho de 2017

REUNIÃO DO CONSELHO GESTOR DA APA DA LAGOA DE JIJOCA


clip_image002[4]

Cruz. Aconteceu, na manhã desta terça-feira, 11, na Câmara Municipal de Jijoca de Jericoacoara/CE, a Reunião Extraordinária do Conselho Gestor da APA da Lagoa de Jijoca para empossar o Novo Gestor da APA Professor Benedito Lourenço que assumirá os trabalhos de gestão da APA, devido ao atual administrador que foi transferido para assumir cargo na Prefeitura de Sobral.

clip_image004[4]

Várias autoridades, ligadas ao Meio Ambiente, participaram do evento e não dispensaram elogios ao Novo Gestor Professor Benedito Lourenço que tem experiência e formação acadêmica na área Ambiental.

clip_image006[4]

Através das redes sociais de comunicação, muitas foram as mensagens de felicitações, vindas dos mais diversos locais, o que prova a competência técnica e profissional do Novo Gestor professor Benedito Lourenço.

clip_image008
Participaram da solenidade de posse do Professor Benedito, o Secretário do Meio Ambiente do Estado Artur Bruno; Professor da UVA José Osmar Fonteles, Secretário de Turismo, Meio Ambiente, Indústria e Comércio do Município de Cruz Marcelo Brandão; a Procuradora do Município de Cruz Doutora Claudia Adrienne Oliveira; Secretário de Turismo de Jijoca de Jericoacoara: Vereadores; Polícia Ambiental do ICMBio; representantes da COGERG; representante do CBH-Acaraú Dr. Lima; lideranças políticas e representantes da Sociedade Civil de Cruz e de Jijoca.

clip_image002[8]

A APA da Lagoa de Jijoca é uma Área de Proteção Ambiental Estadual, de uso sustentável, com uma área de 3.996 Há, criada pelo Decreto Estadual Nº 25.975 de 10 de outubro de 2.000. Localiza-se entre os Municípios de Cruz e Jijoca de Jericoacoara e tem como Órgão Gestor a Superintendência Estadual do Meio Ambiente – SEMACE.

clip_image004[8]

Nas proximidades e limites da APA existem dezoito comunidades que sobrevivem diretamente da utilização de seus recursos naturais, basicamente da pesca e da Agricultura Familiar: As Comunidades de Chapadinha, Jijoca dos Lula, Corguinho, Castelhano, Monteiro, Córrego dos Ana, Lagoa do Meio, Córrego das Panelas, Córrego dos Teixeira, Santo Estevão, Paraguai, Santa Rosa, Baixio, Córrego do Mourão, Córrego do Urubu, Coqueiros, Jijoca dos Bento e Vila de Caiçara que se localizam nos municípios de Jijoca de Jericoacoara, Cruz e Acaraú.

clip_image006[8]

Várias instituições públicas e da sociedade civil contribuem para a preservação da APA através de palestras, encontros, atividades educativas, conselhos e promoção de eventos.

Vários participantes fizeram uso da palavra para apresentarem sugestões e saudações ao Novo Gestor que, apesar do entusiasmo, reconhece as dificuldades políticas e econômicas da atualidade, mas, conclama a todos para se empenharem na luta em defesa da APA e promete administrar dialogando com a sociedade, pois, como frisou Dr. Lima do CBH-Acaraú: A

APA é de todos nós!

clip_image004[10]

Muito já se fez pela APA, mas, muito, ainda há que ser feito, concluiu o Professor José Osmar, um dos maiores defensores da APA.

clip_image006[10] clip_image008[5]

Após a posse do Professor Benedito, todos seguiram para o Paço Municipal onde o Secretário do Meio Ambiente Artur Bruno oficializou a entrega de um veículo compactador para coleta do Lixo em Jijoca de Jericoacoara ao Prefeito Municipal Lindbergh Martins.

clip_image010

Dr. Lima

Radialista

Nenhum comentário:

Postar um comentário