Páginas

sábado, 29 de julho de 2017

Se preparem para o pior, isto é só o começo

Na cara-dura, Temer celebra seus 13,5 milhões de desempregados

REUTERS/Adriano Machado

247 – Michel Temer celebrou, nesta sexta-feira, seus 13,5 milhões de desempregados. “É o trabalho do meu governo para gerar empregos que começa a dar resultados. E acreditem, é apenas o começo”, disse ele nesta sexta-feira, dia em que o IBGE anunciou a taxa de desemprego de 13%.

No fim de 2014, último ano em que a presidente legítima Dilma Rousseff conseguiu governar, antes do início da conspiração de Temer, a taxa estava em 4,8% (saiba mais aqui).


Abaixo, reportagem da Agência Brasil:


Marcelo Brandão - Repórter da Agência Brasil

O Palácio do Planalto divulgou no final da tarde de hoje (28) um vídeo no qual o presidente Michel Temer comemora a queda da taxa de desemprego. Temer atribui os números ao trabalho do seu governo. “É o trabalho do meu governo para gerar empregos que começa a dar resultados. E acreditem, é apenas o começo”, disse.

Temer citou a modernização das leis trabalhistas como uma das medidas propulsoras do aumento de empregos. A geração de mais empregos sempre foi um dos principais argumentos do governo para a aprovação da reforma trabalhista. “Setores produtivos, por exemplo, estimam que a modernização na lei trabalhista criará, a curto prazo, mais de 2 milhões de empregos, sobretudo para os mais jovens”.

O presidente aproveitou o vídeo – o segundo do dia – para anunciar que os aposentados receberão as parcelas do 13º salário adiantado. “Tem mais uma notícia boa que quero dar para os aposentados: vamos pagar em agosto, antecipando, portanto, metade do décimo terceiro salário dos aposentados e dos pensionistas do INSS. E a outra metade será paga, também por antecipação, em novembro”.

Redução do desemprego

A taxa de desemprego caiu para 13% no segundo trimestre deste ano (abril/junho) na primeira queda significativa do indicador desde o fim de 2014. O recuo chegou a 0,7 ponto percentual em relação ao trimestre anterior (janeiro/março deste ano).

Apesar da redução da taxa de desemprego do país, o coordenador de Trabalho e Rendimento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Cimar Azeredo, disse que o crescimento do emprego se deu mais pelo lado da informalidade, envolvendo pessoas sem carteira assinada ou trabalhando por conta própria.

“Tivemos uma redução na taxa [de desocupação], com o aumento da população ocupada e queda no número de desocupados. Mas, infelizmente, a ocupação cresceu pelo lado da informalidade, ou seja, há mais pessoas sem carteira e por conta própria, que não têm garantias trabalhistas”.

Fonte: https://www.brasil247.com/pt/247/economia/308887/Na-cara-dura-Temer-celebra-seus-135-milh%C3%B5es-de-desempregados.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário