terça-feira, 25 de julho de 2017

Steinbruch denuncia o descaso com a indústria brasileira


247 - Em sua coluna nesta terça-feira, o presidente da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), Benjamin Steinbruch, criticou o descaso do governo de Michel Temer com a indústria brasileira.

Confira abaixo trechos da coluna "A indústria que se lixe", publicada na Folha de S.Paulo.

"A indústria pequena, média ou grande, vem sendo destruída por obstinados e odiosos processos de desindustrialização e desnacionalização da empresa brasileira.

A indústria não precisa e não quer um Proer. Quer ter acesso a crédito com taxas de juros civilizadas, que permitam a volta dos investimentos produtivos. Quer uma carga tributária menos pesada —na semana passada, o governo foi na direção contrária e aumentou impostos sobre combustíveis.

Quer câmbio adequado para competir no mercado internacional e proteção para a produção nacional no mesmo nível de países concorrentes. Não quer ser discriminada pelo discurso neoliberal simplesmente porque toma recursos do BNDES ou de qualquer outra instituição pública.

Quer ter acesso ao crédito privado, fornecido por essas mesmas instituições salvas pelo Proer nos anos 1990 e alimentadas durante décadas com juros generosos e spreads vergonhosos.

Em resumo, a indústria precisa de um norte. Para onde vai o setor no Brasil? Alguém tem um plano?

O grande desastre é que o pensamento neoliberal dominante acha que nada disso é necessário e que a indústria deve ser jogada à disputa internacional para ser devorada pelos leões, como a OMC propôs, indiretamente, em um relatório na semana passada. Somos sardinhas ou tubarões?"

Fonte: https://www.brasil247.com/pt/247/economia/308096/Steinbruch-denuncia-o-descaso-com-a-ind%C3%BAstria-brasileira.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário