Páginas

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Agência que rebaixou Petrobras é investigada nos EUA por crise de 2008

 

Jornal GGN - A atuação da Moody's Investors Service no período que antecedeu a crise de 2008 é alvo de investigação do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, segundo reportagem do Estadão desta segunda-feira (2), com base em informações do Dow Jones Newswires. Há suspeita de quem a agência tenha alguma participação na perda de investimentos de algumas empresas que quebraram após a crise internacional de 2008.

A Moodys é uma das agências que rebaixou todas as notas de classificação de risco da Petrobras na semana passada, em função de "preocupações sobre investigações de corrupção". "Foi o terceiro rebaixamento da empresa em quatro meses, com impacto nas ações da empresa", destacou o jornal.

O motivo da investigação - em fase inicial - é que a agência teria concedido ratings positivos a ativos baseados em hipotecas, entre 2004 e 2007. A acusação é a mesma feita à agência Standard & Poor's, com quem o Departamento de Justiça está próximo de um acordo da ordem de US$ 1,37 bilhão. No caso da Moodys, o jornal ressalta que não necessariamente a apuração vai culminar em denúncia.

No período de investigação, a Moody's e a S&P deram notas AAA para aos títulos, tornando-os elegíveis mesmo para investidores com perfil conservador. "Quando o mercado imobiliário ruiu, perdas em investimentos relacionados a esses títulos ajudaram a aprofundar a crise."

http://jornalggn.com.br/noticia/agencia-que-rebaixou-petrobras-e-investigada-nos-eua-por-atuacao-na-crise-de-2008#.VM-7HjPzzAA.twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário