Páginas

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Nordeste perde recurso por falta de capacitação na exploração do petróleo

 

 

O deputado federal José Airton esteve, nessa terça-feira (6), em reunião na Frente Parlamentar da Bancada do Nordeste para discutir sobre ações da ANP no Nordeste e Ceará.

O Presidente da Agencia Nacional de Petróleo (ANP), Haroldo Lima, participou do encontro e falou sobre a exploração de Petróleo na região Nordestina. Ele abordou a 8ª Rodada de licitação para exploração do petróleo com vários municípios, dentre eles Itapuí, Paracuru e Aracati. Segundo o Presidente da ANP, há a necessidade de revitalizar a exploração chamado Campo Marginal (define um campo marginal como sendo aquele capaz de render um retorno para empresa), são 17 áreas de pequena produção que representam 9% em terra e 90% em mar, que no nordeste aguardam contratos da Cláusula P&D.
Lima também falou sobre a importância da participação especial nessa clausula P&D, a Cláusula de Investimento em Pesquisa e Desenvolvimento constante dos Contratos de Concessão para Exploração, Desenvolvimento e Produção de Petróleo e/ou Gás Natural, assinados entre a PETROBRAS e a Agência Nacional do Petróleo, ela tem um volume de 1 bilhão por ano. Sendo que desse montante apenas 3% vai para o NE e 67% vai para Sul e Sudeste. Isso porque hoje apenas cinco empresas, sendo a Petrobrás a única brasileira e quatro estrangeiras, participam do Contrato.
Para José Airton é preciso mudar essa realidade, porque são centenas de recursos que poderiam ir para o Nordeste. Ele alerta que os recursos concentrados nas regiões sul e sudeste poderiam ser melhor distribuídos para as demais regiões, principalmente o nordeste, investidos ciência e tecnologia, junto as instituições de ensino superior da região como as universidades, centros de pesquisas.
De acordo com José Airton, ele o os deputados Chico Lopes e João Ananias, vão se mobilizar na Assembleia Legislativa, convidando as Universidades Federais, Estaduais, Institutos Federais e Centros de Pesquisas, CUT, Força Sindical e demais entidades, para tratar da importância do assunto. Além do Haroldo Lima, a reunião contou com a presença do Coordenador da Frente, deputado Marcelo Castro/PI, Senador Welington Dias, autor do PL dos royalties do Petróleo, Jesus Rodrigues/PI, Assis Carvalho/PI e Gorete Pereira/CE.

Claudia Vidal - Jornalista: DRT 6203/PR

(85) 8710.1313

Nenhum comentário:

Postar um comentário