Páginas

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Deputados criticam “silêncio da mídia” sobre livro que comprova falcatruas do PSDB

 

Parlamentares da bancada do PT na Câmara criticaram em pronunciamento no plenário o “silêncio da mídia” ao ignorar o lançamento do livro "Privataria tucana", do jornalista Amaury Ribeiro Junior, que chegou às livrarias na última semana. O livro, de 343 páginas, denuncia com riqueza de detalhes e devidamente documentadas, falcatruas cometidas nos processos de privatizações de empresas públicas durante o governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002).

Para o deputado Amauri Teixeira (PT-BA) “o partido da imprensa golpista, que inclui a revista Veja, o jornal O Globo e a Folha de S. Paulo, entre outros, ignorou as denúncias feitas no livro, que são comprovadas documentalmente sobre a corrupção tucana”, disse.

“Gostaria que a mídia desse o mesmo destaque a esse fato, como faz quando destaca que a presidenta Dilma Rousseff tem que tomar alguma atitude. A diferença é que, quando há denúncia, o governo federal inicia investigação e, constatando que a denúncia é válida, expurga o denunciado, mostrando que não se coaduna com a corrupção”, frisou Amauri Teixeira.

Já no caso do governo de São Paulo, continuou o deputado Amauri Teixeira, “ quero saber quais foram os secretários denunciados que foram expurgados. Quero saber que providências tomarão contra a filha de José Serra, que, associada à filha de Daniel Dantas, fraudou e lesou o cadastro de 60 mil brasileiros, utilizando-se indevidamente de órgão público para quebrar o sigilo fiscal dos brasileiros”, finalizou.

Já o deputado Cláudio Puty (PT-PA) lembrou que a “grande negociata” das privatizações do governo FHC foi denunciada pela primeira vez pelo jornalista Aloysio Biondi, no livro Brasil Privatizado, em dois volumes. “Biondi relatou detalhadamente como foi a entrega do patrimônio a preço de banana e o envolvimento de figuras coroadas do PSDB. Agora, o livro de Amaury traz a sistematização e documentação do que já era conhecido desde o início dos anos dois mil”, disse.

Sobre o fato de a mídia ignorar o lançamento do livro, o deputado Cláudio Puty reiterou que isso apenas confirma a importância da proposta do PT, de democratização e controle social da mídia, “para que possamos ter uma mídia mais comprometida com a verdade”.

Para o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) o silêncio da mídia revela “cumplicidade”. “O silêncio da mídia tradicional frente a todo o material publicado revela cumplicidade espantosa, afinidade e confirma a gravidade do que o livro traz. Por outro lado, documentos muito menos consistentes têm sido suficientes para pautar os grandes veículos de comunicação do Brasil”, ressaltou.

O livro de Amaury Ribeiro Junior mostra o esquema de lavagem de dinheiro e pagamento de propina, devidamente documentado, em que o ex-governador de São Paulo, José Serra, aparece como personagem central. O livro mostra o envolvimento de amigos e parentes do tucano paulista em operações financeiras suspeitas durante o processo de privatização.

Em sua edição desta semana, a revista Carta Capital traz uma resenha da obra e uma entrevista com autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário