Páginas

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

MIL QUILÔMETROS POR WATT( MPW ) : O QUE NÃO FOI DITO AINDA SOBRE QRP

 

Na semana passada falei sobre os grandes avanços tecnológicos dentro do Radioamadorismo.

Hoje gostaria de mostrar que o grande avanço tecnológico ocorrido nas comunicações tem nos permitido ver as diferenças de comportamento entre nós mesmos e entre pessoas do mundo inteiro, demonstrando o quão grande é o nosso planeta terra.

Dentro deste grande bolo, que é o nosso mundo, encontra-se o Radioamadorismo, e dentro dele uma outra modalidade de comunicação que vem ganhando foros de cidadania, chamada QRP. O nosso QRPismo é apenas uma pequena fatia disso tudo, mas apesar de tudo , o QRPismo e tudo aquilo que ele envolve certamente reflete uma importante faceta da natureza humana.

Mas, antes de tudo, o que é QRP. Como o próprio código “Q” define é um tipo de operação radioamadorística com baixa potencia. QRP significa operação com baixa potencia ( máximo de 10 W de entrada ou de 5 W de saída). É uma das melhores opções radioamadorísticas: pouca despesa, nenhuma TVI, grandes emoções.

Como se comporta um QRPista? Vou, então mostrar, na prática, convidando as grandes maiorias de colegas, juntando-nos e indo a concursos , às expedições em ilhas, aos Field Day ( Dia do CAMPO), aos papos gostosos com outros colegas, sem discriminações se estão QRO ou não.

Como diz o Moura, PY7 FNE, vamos ser benevolentes com os menos esclarecidos, que não prezam a sua liberdade e a dos outros, interferindo na QRG que não lhes dizem respeito. Façamos do nosso QRPismo uma grande diversão e não uma guerra.

Quem opera QRP sabe que trafega na banda com a certeza de viajar 1000 Km com 1 Watt somente. Na prática posso falar de um QSO feito entre Curitiba e Beijingg ( China ), equivalendo a uma distancia de 17913 Km. Se Você estiver operando com 3 W terá um quociente de 5871 Km/Watt, ou seja, 17913//3 = 5971 Km por Watt. Com esse QSO já se podería solicitar o Diploma MPW. Portanto, qualquer quociente que dê uma distancia acima dos 1000 Km/Watt, já será válido.

O QRPismo cobre todo o globo terrestre e Você ainda fala um idioma só e muito abreviado, que é o da radiotelegrafia, quer Você esteja trabalhando com 5 ou 1 Watt. Nós QRPistas, éramos poucos, mas hoje crescemos muito e temos o dever e a obrigação de valorizar o nosso Radioamadorismo. O QRPismo põe para fora o que há de melhor nas pessoas e é isto que nos faz sentir orgulhosos em participar de toda esta experiencia.

No Radioamadorismo há espaço para todos e todos os modos de comunicação!

P T 7 V O I S I D N E I

Nenhum comentário:

Postar um comentário