Páginas

sexta-feira, 11 de março de 2011

Vans para o transportes de passageiros na serra da Meruoca

 

Uma reunião com proprietários de camionetas, que fazem o transporte de passageiros entre os Municípios de Sobral, Meruoca e Alcântaras, foi realizada, na manhã de ontem, no auditório da Prefeitura de Sobral. Na pauta de discussão, a legalização do meio de transporte e a substituição dos veículos por modelos tipo vans, que fazem o sistema complementar no Estado do Ceará.
Atualmente, os operadores aguardam a etapa final do processo de licitação dos últimos seis lotes, a serem licitados ainda neste ano. As duas regiões são contempladas pelo edital, que será publicado para a licitação de seis lotes que não tiveram vencedor, no processo público realizado em 2009.
Operação

Para o superintende do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), João Pupo, a reunião serviu também para entender como deve operar o serviço de transportes entre as duas cidades serranas.
"A intenção desse encontro é discutir quais são as peculiaridades dessas cidades, e tentar buscar uma solução para que o transporte de passageiros seja feito em carro fechado como acontece em outras cidades do Ceará", disse João Pupo.
A ligação, por meio de transportes de passageiros, entre Sobral e Alcântaras é feita por 26 veículos tipo pau-de-arara, sendo disponibilizados 13 por dia. "O máximo que a gente consegue é fazer duas viagens por dia. Temos que esperar por passageiros", disse o motorista Raimundo Nonato, que trabalha no sistema há mais de sete anos.
Ele acredita que ficará de fora do sistema a ser implantado por não ter condições de comprar um outro veículo. "Na minha casa são quatro pessoas que eu sustento com o dinheiro que ganho aqui, comprar um carro novo é uma despesa que não está no meu orçamento", acrescentou Raimundo Nonato.
De acordo com o presidente da Cooperativa de Transportes de Meruoca (Coopertram), Rômulo Marques Alves, o preço de cada passagem entre Sobral e Alcântaras custa R$ 5,00. Entre Sobral e Meruoca, onde operam 41 carros, o preço é de R$ 7,00.
Como não houve vencedor para exploração das duas linhas, o Detran considera que todos os carros que fazem o serviço operam de forma clandestina. "Para o Detran, estamos atuando de forma irregular, e por conta disso temos pago multas altíssimas devido à fiscalização", disse o presidente da Coopertram.

Postado por WILSON GOMES

Nenhum comentário:

Postar um comentário