Páginas

terça-feira, 15 de março de 2011

Tropas de Kadafi cercam Ajdabiya, cidade estratégica para sitiar Benghazi

As tropas de Muammar Kadafi conseguiram nesta terça-feira cercar a cidade de Ajdabiya, a 160 quilômetros de Benghazi, um local estratégico para isolar a área controlada pelos rebeldes de sua conexão com o exterior e sitiar seu principal reduto na segunda maior cidade do país.

O bombardeio dos aviões de Kadafi, apoiado por artilharia lançada por navios de guerra situados na costa de Ajdabiya, permitiu que as forças terrestres se aproximassem da cidade e a submetessem a um intenso fogo pesado, segundo a rede "Al Jazeera".

As tropas do regime de Trípoli conseguiram alcançar alguns bairros periféricos da cidade e já controlam sua zona oriental e ocidental, enquanto os rebeldes recuaram para o centro urbano, segundo um correspondente do canal de televisão.

No meio de informações contraditórias sobre a cidade, Fathi Terbel, membro do Conselho Nacional Transitório (CNT), órgão dirigente dos rebeldes, assegurou à Agência EFE que a cidade permanece sob seu controle.

Terbel reconheceu que o ataque desta terça-feira das forças de Kadafi "por terra, mar e ar" sobre Ajdabiya os pegaram "de surpresa", por isso realizaram um "retirada tática", mas posteriormente atacaram a retaguarda dos leais ao regime e causaram várias mortes.

O dirigente rejeitou, além disso, que as forças de Kadafi tenham tomado o controle do enclave petroleiro de Brega, próximo a Ajdabiya, e garantiu que os rebeldes capturaram na segunda-feira nessa localidade dezenas de seus soldados.

Por sua parte, o segundo canal da televisão líbio "Eriyadhia" afirmou na tarde desta terça-feira que a cidade se encontra sob controle das forças de Kadafi e que estas estão "limpando o local de mercenários e terroristas da Al Qaeda".

A televisão estatal assegurou, além disso, que "oficiais livres unionistas" atacaram nesta terça-feira uma das sedes do órgão dirigente da rebelião em Benghazi e abriram fogo com metralhadoras causando várias mortes.

Terbel desmentiu categoricamente a informação do ataque a Benghazi, da mesma forma que outras que falavam da chegada à segunda cidade Líbia de centenas de pessoas e rebeldes que fogem dos combates em Ajdabiya.

O dirigente rebelde assegurou que a situação em Benghazi era nesta terça-feira de "calma total" e afirmou que dois aviões insurgentes bombardearam três navios de guerra de Kadafi, afundando dois eles e alcançando outro.

Trata-se de navios mercantes convertidos por Kadafi em navios de guerra, que lançaram artilharia sobre Ajdabiya de uma posição próxima a suas costas, explicou.

"As forças de Kadafi dispõem de meios aéreos, terrestres e marítimos, mas tudo o que conquistam de manhã nós retomamos pela noite", afirmou à EFE o dirigente rebelde de Benghazi e garantiu que os mesmos aviões que atacaram os navios frente a Ajdabiya bombardearam posteriormente o aeroporto de Sirte, cidade natal de Kadafi.

A televisão estatal anunciou, no entanto, que as forças leais ao regime recuperaram totalmente o controle de Brega, enclave petroleiro próximo a Ajdabiya.

Dois batalhões das tropas leais a Kadafi avançaram nesta terça-feira sobre Brega, enquanto aviões das forças aéreas bombardearam posições rebeldes e postos de gasolina na estrada que liga a Ajdabiya, segundo o correspondente nesta última cidade da "Al Jazeera", que acrescentou que os insurgentes responderam com baterias antiaéreas.

Pelo menos um rebelde morreu e outros cinco ficaram feridos nesses bombardeios, de acordo com a mesma fonte, que afirmou além disso que cinco veículos civis foram atingidos nos bombardeios das primeiras horas da manhã desta terça-feira em Ajdabiya e que todas os seus ocupantes morreram.

O jornalista garantiu que várias ambulâncias tentaram chegar ao lugar atacado pela aviação de Kadafi, mas não conseguiram devido à violência e à intensidade dos bombardeios.

Além disso, assinalou que na véspera do ataque vários aviões lançaram panfletos incentivando os habitantes de Ajdabiya a apoiá-los e a não se unirem "aos terroristas".

"Viemos libertar vocês deles e buscaremos os ratos casa por casa", diziam os panfletos lançados do ar.

O controle de Ajdabiya é fundamental para a evolução do conflito, já que a cidade é ligada diretamente por estrada a Tobruk, perto da fronteira com o Egito, o que permitiria as forças de Kadafi cercarem os rebeldes e deixá-los bloqueados na zona ao redor de Benghazi sem possibilidade de provisão. EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário