Páginas

sábado, 12 de março de 2011

Usina de Fukushima sofre explosão e habitantes recebem orientações

TOQUIO, Japão (AFP) - APA usina nuclear de Fukushima sofreu uma explosão neste sábado, segundo imagens da televisão japonesa, um dia depois do violento terremoto seguido de tsunami que devastou a região nordeste do país.

Segundo a fonte, os moradores dos arredores da central nuclear foram aconselhados a permanecer em casa, não beber água encanada e proteger o rosto com máscaras ou toalhas molhadas, em meio a informações de que os arredores da instalação apresentava uma radioatividade 20 vezes superior às condições normais.

Também circularam informações de que partes da instalação haviam desabado.

De acordo com a televisão pública NHK, vários empregados da usina ficaram feridos na explosão que ocorreu às 16H00 local (03H00 de Brasília) por razões ainda desconhecidas.

Mais cedo, a agência Jiji havia anunciado que era altamente provável que estivesse ocorrendo uma fusão no reator número um de Fukushima.

Um porta-voz da companhia elétrica Tokyo Electric Power (Tepco), titular da central, negou, no entanto, que tal fenômeno estivesse acontecendo e afirmou que a companhia estava tentando fazer subir o nível de água para esfriar o reator.

A Tepco também informou ter liberado vapor radioativo para reduzir a pressão excessiva no reator da central nuclear.

"Seguindo as instruções do governo, liberamos parte do vapor, que contém substâncias radioativas", explicou à AFP um porta-voz da Tepco. "Acompanhamos a situação e até o momento não há problemas".

A radioatividade registrada na sala de controle do reator da central de Fukushima 1 chegou a atingir um nível mil vezes superior ao normal após problemas de refrigeração provocados pelo terremoto.

Antes da liberação do vapor radioativo, as autoridades decretaram uma zona de isolamento de 10 km em torno de Fukushima 1, envolvendo mais de 45 mil pessoas que vivem na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário