Páginas

quinta-feira, 24 de março de 2011

Dilma tem boa aprovação entre tucanos e popularidade igual à de Lula-2007

Pesquisa Datafolha divulgada neste domingo mostra que a popularidade da presidenta Dilma Rousseff supera todos os antecessores de Lula e iguala-se à marca recorde obtida pelo petista em 2007.
Na primeira pesquisa de avaliação no novo mandato, 47% dos brasileiros aprovam a presidenta, patamar tecnicamente igual ao obtido por Lula em março de 2007 e quatro pontos acima do registrado pelo ex-presidente em seu primeiro mandato, em 2003. Na mesma época, Fernando Henrique Cardoso contava com avaliação positiva de 39% no primeiro mandato e apenas 21% no segundo, contra 34% de Itamar Franco e 36% de Fernando Collor de Mello.
Em relação a Dilma, outros 34% consideram seu governo regular, 7% têm visão ruim ou péssima da atual gestão e 12% não souberam opinar – este último índice é significativamente alto, comparando-se apenas a Itamar.
Embora o Datafolha ainda não tenha divulgado a pesquisa na íntegra, os dados divulgados pelo jornal Folha de S. Paulo neste domingo permitem aferir que a presidenta venceu as resistências junto ao eleitorado tucano que poderiam ter resistido ao fim do processo eleitoral. Apenas 15% dos que votaram em José Serra consideram que o desempenho de Dilma é ruim ou péssimo e 31% a classificam como boa ou ótima, com 41% de regular.
Além disso, desapareceram as disparidades regionais. Dilma goza de 50% de aprovação no Nordeste, 47% no Sudeste e 44% no Sul, no Norte e no Centro-Oeste. As mulheres, que resistiram a migrar para a base de apoio à presidenta durante as eleições, agora dão 51% de aprovação, contra 43% entre os homens.
O primeiro pronunciamento de Dilma em rede nacional de TV e rádio teve como tema a educação, o que influencia a avaliação sobre áreas nas quais o atual governo tem melhor desempenho. O campo educacional é visto como o foco do atual governo por 10% da população – em 2003, 38% indicavam combate à fome e à miséria como ponto positivo do governo Lula. Saúde (19%) e segurança (9%) aparecem como áreas mais fracas.
Fonte: Rede Brasil Atual

Nenhum comentário:

Postar um comentário