Páginas

domingo, 8 de setembro de 2013

XVII SEMINÁRIO NORDESTINO DE PECUÁRIA – PECNORDESTE 2013

imageclip_image002

Cruz. Aconteceu nos dias 3, 4 e 5 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará, Pavilhão Leste, o XVII Seminário Nordestino de Pecuária – PECNORDESTE, que contou com a presença de 45 caravanas de produtores de municípios do Estado do Ceará que participaram de diversas atividades da cadeia produtiva do Agronegócio de nove segmentos da agropecuária: Suinocultura, Artesanato, Turismo Rural, Avicultura, Aquicultura e Pesca, Equinocultura, Apicultura, Caprinovinocultura e Bovinocultura. Houve palestras ministradas por especialistas, cursos, oficinas, mesas redondas, seminários e painéis.

clip_image004 clip_image006clip_image008

O evento foi promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Ceará – SENAR/CE, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará – SEBRAE/CE e os Sindicatos dos Produtores Rurais, que este ano debateu a temática “Viver Bem no Semiárido”.

clip_image010clip_image012

Público alvo: produtores rurais, micro e pequenos empresários e profissionais liberais ligados ao agronegócio; estudantes, médicos veterinários, Engenheiros Agrônomos, Zootecnistas, Técnicos Agrícolas e pesquisadores. Instituições Públicas Municipais, Estaduais e Federais, Associações, Sindicatos Rurais e Órgãos Governamentais e Empresas Privadas.

clip_image014

Turismo no espaço rural e natural

Eu estive participando do Evento junto com uma caravana do Município de Cruz, que foi coordenada pelo SEBRAE sob a responsabilidade do técnico Yuri que, gentilmente, nos acompanhou e nos orientou durante todo o evento. Aproveitei a oportunidade e participei de palestras sobre Turismo no Espaço Rural e Natural, que nos conferiu um Certificado.

clip_image016clip_image018

“O turismo no meio rural é “o conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometido com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade”.

clip_image020 clip_image022

O turismo no meio rural é uma das diferentes modalidade de turismo, praticada por famílias de agricultores dispostos a compartilhar seu modo de vida com os habitantes do meio urbano e rural.

É conhecido que os agricultores, que oferecem serviços de qualidade, valorizam e respeitam como ninguém o meio ambiente e obviamente a ruralidade, assim como, a cultura local ou tradicional. Assim, neste tipo de turismo, perante os órgãos oficiais e governamentais dos respectivos países e estados, comprometem-se a dar conhecer aos seus hóspedes dessa maneira de convivência com o meio rural, sempre buscando não modificar ou danificar o meio ambiente.

clip_image024clip_image026

O turismo no meio rural ajuda a estabilizar a economia local, criando empregos nas atividades diretamente ligadas à atividades ao próprio turismo, como hospedagem, lazer e recreação. Com relação aos benefícios ambientais, pode-se mencionar o estímulo à conservação ambiental e à multiplicação de espécies de plantas e animais, entre outros, pelo aumento da demanda turística. Economicamente, pode-se mencionar como exemplo de vantagens associadas ao turismo no meio rural, a possibilidade de agregar valor aos produtos agrícolas do estabelecimento e a instalação de indústrias artesanais, por exemplo para a produção de alimentos regionais típicos. Além disso, desperta a atenção para o manejo, conservação e recuperação de áreas degradadas e da vegetação florestal e natural”.

clip_image028clip_image030

Jornalista Anacélia – FIEC Rita de Cassia e Anacélia

Durante o evento, tive a oportunidade de conversar com a jornalista Anacélia do Instituto FIEC de Responsabilidade Social que trabalha com as comunidades indígenas do Ceará. Foi uma conversa bastante proveitosa, pois, abordamos a questão do índio, seus costumes e tradições, e a luta pela preservação de sua cultura. O encontro aconteceu durante uma visita que fiz ao stand de artesanato de Rita de Cassia. Também visitei os stands de artesanato do Município de Madalena e da Associação TAMBORIART do Município de Tamboril onde conversei com a expositora Aradene.

clip_image032clip_image034

Na parte referente a Agropecuária, o estaque ficou por conta dos animais da Fazenda Teotônio do Grupo Edson Queiroz, que apresentou animais de excelente performance.

Dr. Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário