Páginas

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Presidente do Banco Central participa de audiência pública na Câmara dos Deputados

 

As Comissões Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização; de Assuntos Estratégicos; de Meio Ambiente,Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado Federal; de Finanças e Tributação; de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio e de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados promoveram uma reunião conjunta de Audiência Pública, com o presidente do Banco Central (BC), Alexandre Antônio Tombini, nesta quarta-feira (18).  

O deputado José Airton (PT-CE), que é membro suplente da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização, participou da reunião, a qual teve o objetivo de avaliar o cumprimento das metas das políticas monetária, creditícia e cambial, mostrando o impacto e o custo fiscal de suas operações. Foram apresentados também  os demonstrativos dos balanços, referentes ao primeiro semestre de 2013, atendendo a Lei de Responsabilidade Fiscal.

De acordo com os dados colocados por Alexandre Tombini, o resultado contábil do Banco Central, de janeiro à junho deste ano, foi positivo em R$ 17,7 bilhões e o Brasil está preparado para o processo de transição da economia mundial. Com a economia norte-americana mostrando sinais mais consistentes de retomada do crescimento, a perspectiva é de um reflexo positivo na economia global e do comércio internacional.

Para Tombini, outro ponto favorável para a economia brasileira é a safra de grãos. A expectativa é de que ela bata novo recorde, subindo de 162 milhões de toneladas, em 2012, para 187 milhões , em 2013.  

A inflação que é tem sido a grande preocupação dos consumidores, de acordo com o BC, está e continuará sob controle. Para ele, as ações da instituição têm sido efetivas, recolocando a inflação em trajetória de declínio, após alcançar o pico em junho. “ O combate a inflação contribuirá para fortalecer a confiança na economia brasileira e consolidar o crescimento”, destacou.

Claudia Vidal - Jornalista: DRT 6203/PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário