segunda-feira, 23 de setembro de 2013

A PRIMAVERA CHEGA A SANTA CATARINA, APESAR DA CHUVA

 

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – Http://luizcarlosamorim.blogspot.com.br

E a chega a primavera. Infelizmente, aqui no sul, com muita chuva e com um pouco de frio. As chuvas intensas que começaram no dia 19, encheram e transbordaram rios como o do Vale do Itajaí, alagando e invadindo casas em várias cidades. Em todas as regiões de Santa Catarina, as enchentes estão causando prejuízos e expulsando as pessoas de suas casas. No Paraná e Rio Grande do Sul, também ventos e granizos tiram o sossego das pessoas. Barreiras começam a cair, muros e encostas. E a previsão do tempo alerta que a chuva deve continuar.

O drama é recorrente, infelizmente, e este ano é assim que a primavera abre.
Apesar da chuva, posso ver a primavera acenando no meu jardim, onde tudo está florescendo, embora aqui na Grande Florianópolis também esteja chovendo. Os pés de araçás, os cravos, os ibiscos, as orquídeas, aquelas de caules longos, tudo está florescendo. Um dos meus pés de jacatirão de inverno, o manacá da serra, ainda exibe, orgulhoso, algumas flores. Vejam só, agora, quase no fim de setembro, só pra homenagear a chegada da primavera. Até os pés de cebolinha, de arruda, de alecrim estão cheios de flores, assim como o morango e o manjericão.
Nas ruas, florescem o ipê, a primavera, os tão poucos jacarandás. Pena que a chuva faça com que as flores caiam mais rápido. Tudo vai florescer, daqui por diante. A vida há florescer, a chuva excessiva há de esmorecer e tudo terá mais cor, pois o sol voltará e as pessoas deixarão florescer os sorrisos. Mesmo que a dor tenha insistido em entrar pela mesma porta da primavera.
Afinal, é a estação mais bonita do ano e o tempo ruim terá de ir embora para deixa-la reinar absoluta. Tudo brotará, com viço, até a alegria no coração das pessoas. O verde ficará mais verde, toda cor ficará mais colorida. Toda árvore, da maior a mais simples, toda planta prestará seu tributo à Mãe Natureza, desabrochando suas flores.
É tempo de primavera, tempo de recomeçar, de renascer, tempo de brotar para a vida. É tempo de superar as dificuldades, de adquirir força para seguir em frente, derrotar as adversidades. É tempo de ver a importância da natureza em nossas vidas. É tempo de aprender a cuidar da natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário