Páginas

terça-feira, 20 de março de 2012

A TRADICIONAL FESTA DE SÃO JOSÉ EM PREÁ 2012

 

Banho de mar, forró, paraquedismo, regata e procissão.

Cruz. 19 de março, Dia de São José, Padroeiro do Ceará, feriado estadual. Nesta data, milhares de pessoas visitam a Praia do Preá no município de Cruz para o tradicional banho de mar, participarem da procissão marítima com a imagem de São José, padroeiro da comunidade, assistirem a regata de canoas e se embalarem ao som das bandas de forró que animaram os visitantes.

clip_image002

Este ano, o publico foi estimado em 10.000 pessoas. A praia estava bastante convidativa. Água e areia limpas, o clima bastante agradável, não houve registro de chuva e o menor número de barracas deixou mais espaço para os banhistas.

clip_image004

Cerca de 40 ônibus lotados chegaram de diversas localidades. Pau de araras e automóveis foi estimado em 500 veículos.

clip_image006

As motos apareceram em grande quantidade. Muitos pontos foram destinados à guarda de motos, o que garantiu um dinheirinho a mais para as pessoas da comunidade. A PMUR e a Policia Cidadã fizeram a segurança dos visitantes com bastante êxito. Não houve ocorrências na área de segurança nem da saúde. Muita tranquilidade. O tradicional salto de paraquedistas deu um colorido todo especial no céu do Preá.

clip_image008

Nos pontos de chuveiro, a multidão se aglomerava na disputa por uma garrafa de água doce para retirar o sal ou amenizar o calor nas horas mais quente do dia.

clip_image010

Os catadores de material reciclável aproveitaram para ganhar uma renda extra nestes dias de festa. Na Igreja de São Pedro, foi realizada a Festa Religiosa, com procissão de abertura dia dez e encerramento dia 19 com missão e procissão marítima.

O encerramento ficou por conta dos garis com a árdua missão de colher o lixo deixado pelos banhistas, barracas e restaurantes.

Dr. Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário