Páginas

domingo, 4 de março de 2012

O que podemos fazer no caso de uma explosão atômica?

 

 

O que podemos fazer no caso de uma explosão atômica?

02/03/2012 — eco4u

Chernobyl ainda está na memória. A usina russa virou um monumento à radioatividade no meio de uma região fantasma, contaminada, e assim permanecerá por décadas.

Fukushima não foi diferente e a região permanecerá restrita durante pelo menos 40 anos.

Mas existe algo em comum nesses casos com uma guerra nuclear, ou com uma explosão de bomba atômica: esconder-se da radioatividade é quase impossível, ela é um dos mais temidos inimigos invisíveis do homem.

De acordo com a revista Superinteressante, “Até 2013,algum canto do planeta deve sofrer um ataque nuclear, de acordo com os EUA. O bateboca para reduzir os arsenais de países não termina, e terroristas estão cada vez mais próximos de materiais como urânio. Já se fala até de bombas que cabem em maletas.”

Não custa nada colocarmos aqui algumas medidas de proteção listadas na revista, pois é um assunto não muito comum e nem muito discutido aqui no Brasil… mas é bom saber:

a) PRESERVAR OS SENTIDOS – Nem pense em olhar para o cogumelo formado pela bomba – a energia liberada cria uma luz mais brilhante que a do Sol e é capaz de cegar. A explosão também pode estourar seus tímpanos. Para aliviar a pressão sobre os ouvidos, deixe a boca aberta.

b) CORRA! – Só 10% das vítimas que estão a até 1,5 km do epicentro da explosão sobrevivem. As chances melhoram a partir de 3 km: 50% escapam. O risco não está só no impacto da bomba. Uma radiação letal toma conta do pedaço em até 20 minutos. Para não dar de cara com ela, siga a favor do vento.

c) DESPISTE A RADIAÇÃO – Esconda-se em um lugar subterrâneo, como porões (vale até esgoto no desespero). Se estiver em um prédio, vá para uma sala sem janelas. Tire as roupas e use água e sabão para improvisar uma descontaminação.

d) NÃO SAIA DO ABRIGO – Aconchegue-se, o refúgio será sua casa por até 3 dias. Lá fora estará caindo uma chuva cheia de partículas radioativas derivadas da explosão. Se precisar deixar o abrigo, cubra a pele – o ideal é usar trajes específicos para isso (à venda na internet…)

e) CUIDE DA SAÚDE – Rastros de contaminação podem estar nos alimentos e no seu corpo. Ache comida guardada em locais fechados e use recursos como pílulas de iodeto de potássio, que ajudam a evitar o aparecimento de câncer na tireoide e são entregues pelo governo em casos como esse (assim deveria ser pelo menos).

As dicas foram dadas pelos especialistas: Irwin Redlener, diretor do Centro Nacional de Prevenção de Desastres dos EUA; Eletronuclear; Aquilino Senra,professor de engenharia nuclear da Coppe/UFRJ; Instituto Nacional de Câncer; Comissão Nacional de Energia Nuclear.

Fonte: Revista Super Interessante

Nenhum comentário:

Postar um comentário