Páginas

quinta-feira, 15 de março de 2012

Bancada do Nordeste e do Ceará se reúnem após requerimento do deputado José Airton

 

O deputado federal José Airton teve a iniciativa, no inicio deste mês, de elaborar dois requerimentos para serem entregues, um para Bancada do Nordeste, coordenador deputado Gonzaga Patriota, e outro para Bancada do Ceará, coordenador Arnon Bezerra, solicitando uma reunião com urgência para tratar de assuntos relevantes do Estado e Região. Essa reunião aconteceu nessa manhã de quarta-feira (14/03), um café da manhã, seguido de reunião de trabalho na Câmara dos Deputados.

Para José Airton, as duas bancadas são constituídas por políticos influentes, como o líder de Senado, José Pimentel e o vice-líder do PT na Câmara, José Guimarães, além do líder nacional do PDT, André Figueiredo. Ele lembra que essas personalidades têm projeção nacional, são expoentes da nossa política, com atuações decisivas e fundamentais para o Estado e região. "É necessário ser pautada reuniões frequentes, é preciso um planejamento desses encontros", se queixou José Airton.

Desde o retorno as atividades parlamentares de 2012 que as duas bancadas não se reuniam. O Deputado se queixou da atual situação, “pois há tempo não se encontram para debater temas relevantes como a situação do Bando do Nordeste, DNOCS e SUDENE. Essas são questões que tratam de instituições relevantes e de extrema importância para o Nordeste e o Ceará”, justificou em seu pedido.

Assim, após requerimento, a Bancada do Nordeste presidida pelo deputado Gonzaga Patriota (PSB/ PE) se reuniu com o Secretario Executivo da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Claudinei Nascimento, representando a Ministra Ideli Salvati, representando a Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e secretários Estaduais da Agricultura da Bahia e Pernambuco.

Em discussão a renegociação do endividamento agrícola com suspensão por 120 dias de todos os processos de execução do BNB na região nordeste, a reedição dos artigos da Lei 12.249 para adequar o texto a realidade da agricultura e da fruticultura na região Nordeste, a reedição da Resolução 3.899, operações a partir de 1994, e buscar uma solução para as operações com o FAT/BNDES.

NOTA: Em plenária, após a reunião, o Deputado ainda registrou “...a reunião de hoje convocada por mim na Bancada do Nordeste, quando foi discutida o grave endividamento dos produtores rurais, solicitei a suspensão por 120 dias de todos os processos de execuções do BNB na Região Nordeste, independentemente de fonte, valor ou data de contratação.

Sugeri também, Sr. Presidente, que, na Medida Provisória nº 554, relatada pelo Deputado Heleno Silva, fossem reeditados os artigos da Lei nº 12.249 para adequar o texto à realidade da agricultura e da fruticultura da região nordestina, a Resolução nº 3.899, com operações a partir de 1994 do FNDE e encontrada uma solução para as operações do FAT e do BNDES”, disse José Airton.

Claudia Vidal - Jornalista: DRT 6203/PR

(85) 8710.1313

Assessoria de Imprensa

Deputado federal José Airton Cirilo (PT/CE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário