Páginas

quarta-feira, 7 de março de 2012

Duas fortes explosões solares de classe x, e uma de 5.4

 

 


NOTA E PRESENTE DE ANDRÉ (SITE MESTRES ASCENSOS)


Só para complementar a das explosões solares, envio este gif do sol e olha quanta coisa "voando" perto dele. Muito bacana.

Como era somente aproximadamente meio segundo, eu entrei no gif e diminuiu o tempo para ver os detalhes e deixando em uns 4 segundos; além de nessa madrugada ter ocorrido um KP de intensidade 6 (http://www.swpc.noaa.gov/rt_plots/Kp.gif),

e nem é dessa explosão solar, é de uma classe M que ocorreu a 3 dias.... Sem contar que Vênus e Júpiter estão cada vez mais próximos nos céus... (Quanta coisa!)

___________________________________________

A mancha solar 1429 provocou 3 flares classe X na ultima hora. Foram de nível X1, X5.4 e X1.3. No caso de EMCs é bem provável que venham na direção da terra!

Imagem da Stereo já mostrando a EMC causada pelos flares.

(Flares Solares, são clarões provocados pelas explosões solares.Tudo que provoca um brilho repentino pode ser chamado de Flare.)

X5.4 Major Solar Flare from Region 1429 - March 7, 2012

Updated 03:28 UTC March 7 2012 :
Um grande flare solar X5.4 acaba de ocorrer em 00:24 UTC Março 7, 2012.

Este flare X5.4 veio de manchas solares da região 1429.
A Mancha solar da região1429 é dirigida à Terra .

Houve uma grande CME produzida com esta classe X de evento.
Este evento R3 produz apagão.

Conforme vierem as atualizações teremos mais informações!

 

Atualização sobre as explosões solares:
apenas emitidos a partir de NOAA
2012-03-07 01:03 Erupção Solar Forte; Terra-Dirigido CME Provável
Um R3 (Forte) Radio Blackout é agora em progresso, começo sobre 7:00 p.m. EST hoje. O site da erupção, Região ativa anteriormente 1429, é agora próximo disco central, então não há alto potencial de uma CME dirigida à terra.

Além disso, espera-se o início iminente de uma tempestade de radiação solar.

Análise ocorrendo agora em ambas as frentes:
http://www.swpc.noaa.gov/
O fluxo de Raio X foi lentamente caindo depois da explosão solar X5.4 e caiu para em torno do nível X1.0, e está agora em uma ascensão lenta de volta
http://www.swpc.noaa.gov/rt_plots/xray_1m.html
Atualmente em um X1.3
isso é visto acontecendo há bastante tempo em que há uma CME produzida com a queima associada a energia solar

Aqui nós vemos este alargamento X em SDO EVE
NOAA Alerts:
SUMMARY: X-ray Event exceeded X1
Begin Time: 2012 Mar 07 0002 UTC
Maximum Time: 2012 Mar 07 0024 UTC
End Time: 2012 Mar 07 0040 UTC
X-ray Class: X5.4
Location: N17E29
NOAA Scale: R3 - Forte
Potenciais Impactos: Area de impacto consiste em grandes porções do lado iluminado da Terra, mais forte no ponto de sub-solar.
Radio - Apagão em ampla área de HF (alta freqüência) comunicação de radio por cerca de uma hora.
ATENÇÃO: Proton Flux 10MeV Integral acima 10pfu esperado
Valid From: 2012 Mar 07 0030 UTC
Valid To: 2012 Mar 08 0000 UTC
Warning Condition: Onset
Predicted NOAA Scale: S1 - Minor
Potenciais Impactos: Radio - Impactos menores sobre polar HF (alta freqüência) propagação de rádio, resultando em desvanecer em freqüências mais baixas.
ALERT: X-Ray Flux exceeded M5
Threshold Reached: 2012 Mar 07 0008 UTC
NOAA Scale: R2 - Moderate
Potential Impacts: Area of impact centered on sub-solar point on the sunlit side of Earth. Extent of blackout of HF (high frequency) radio communication dependent upon current X-ray Flux intensity. For real-time information on affected area and expected duration please see http://www.swpc.noaa.gov/drap/index.html.

Extraído de: http://mysolaralerts.blogspot.com/2012/03/major-solar-flare-reachin...

Créditos canal de: ve3en1 enviado em 06/03/2012

O maior reflexo solar de segundo ciclo de 24 em termos de fluxo de raio X, apenas um pico em torno de manchas solares ativas 1429. Este grande evento medido X5.4 at 00:24 UTC desencadeou um forte Radio Blackout Nível R3. Uma ejeção de massa coronal brilhante (CME) foi produzida e é mais provável ser dirigida à Terra . Este filme tem várias imagens e apresentações de slides por SDO, STEREO Behind COR2 e EVE.

Um flare vai em direção ao nosso Planeta mas de intensidade fraca.

________________________________

Ouça ecos de radar de satélites e meteoros, ao vivo no ouvinte-suportada Space Weather Radio.

Spaceweather Radio is on the air

CME IMPACTO: A ejeção de massa coronal (CME) atingiu campo magnético da Terra em 7 de março de aproximadamente 0400 UT. O impacto não foi muito forte, mas pode provocar tempestades geomagnéticas polares de qualquer maneira. Observadores de alta latitude-céu deve estar alerta para auroras. Aurora alertas: text, phone.

FLARE SOLAR MAIOR: Grandes manchas solares AR1429 desencadeou outro surto importante. Este é o mais forte ainda, um X5-class - erupção em 7 de março a 00:28 UT. Solar Dynamics Observatory da NASA gravou o flash de UV extremo:

Esta erupção lançou uma CME brilhante para o espaço. Primeiro-olhar dados a partir STEREO-B não são suficientes para determinar se a nuvem está se dirigindo para a Terra. O nosso melhor palpite é "provavelmente sim, mas não diretamente para a Terra." Um golpe de olhar para a magnetosfera do nosso planeta é possível em 8 ou 9 de março. Fique atento para atualizações.

Solar alertas: text, phone.

AURORA RELÓGIO: Observadores de alta latitude no céu devem estar alertas para auroras de 6 e 7 de março. Mancha solar AR1429 tem lançado duas CMEs no espaço desde que surgiu no fim de semana. A nuvem está se dirigindo diretamente para a Terra, mas pode enviar golpes olhando para o campo magnético do nosso planeta. Os meteorologistas da NOAA dizem que há uma chance de 30% para 40% de tempestades geomagnéticas polares durante as próximas 24-48 horas.

Mesmo antes das CMEs chegar, as auroras já estão dançando ao redor do Círculo Polar Ártico:

"Mesmo as luzes brilhantes da lua e da rua não conseguiam esconder as auroras em 04 de março," , diz o fotógrafo Timo Newton-Syms de Ruka, Finlândia. "Elas permaneceram durante um par de horas após o crepúsculo, às vezes com rajadas curtas de todo o céu." Aurora alerts: text, phone.

imagens: from Chad Blakley of Aurora Sky Station, Abisko National Park, Sweden; from Pavel Kantsurov of Norilsk, Russia; from Frank Olsen of Tromsø, Norway; from Darrell Jordan of Ersfjordbotn Norway

A LUA E MARTE: Esta semana, Marte está em seu mais próximo à Terra para todos 2012. O Planeta Vermelho, ele é fácil de encontrar: Em 07 de março está ao mesmo lado da Lua Cheia. Vá para fora depois do sol e olhe para a Lua e Marte subindo juntos no leste. É uma bela maneira de terminar o dia.

Extraído de: http://www.spaceweather.com/

Fontes:

http://mysolaralerts.blogspot.com/2012/03/major-solar-flare-reachin...
http://www.swpc.noaa.gov/rt_plots/Xray.gif
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=p4Q3Erz8jg8
http://www.spaceweather.com/

_______________________________________________________

Agora resta esperar para ver qual foi a intensidade. Mas não é nada de grave.

******************************************

COLABORAÇÃO DE ANDRÉ

SITE MESTRES ASCENSOS

http://www.mestresascensos.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário