Páginas

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Obama liga para Dilma e reforça relação bilateral

Washington, 1 nov (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ligou nesta segunda-feira para a presidente eleita Dilma Rousseff (PT) para parabenizá-la pela vitória nas eleições realizadas neste domingo.

Na conversa, Obama elogiou o povo brasileiro pela fé e pelo compromisso com a democracia e ressaltou a excelente relação entre Brasil e Estados Unidos.

Conforme comunicado da Casa Branca, o presidente americano expressou o interesse em se reunir em breve com Dilma e estreitar a relação em áreas como energias limpas, crescimento global, ajuda na reconstrução do Haiti, desenvolvimento e em outras áreas de importância global.

Previamente, o Departamento de Estado havia expressado seu desejo de colaborar para aprofundar a relação bilateral e avançar em objetivos comuns. "Felicitamos a presidente eleita Dilma Rousseff por sua vitória. Também felicitamos os milhões de brasileiros que exerceram seu direito ao voto tanto no primeiro quanto no segundo turno", afirmou o porta-voz do Departamento de Estado, Philip Crowley.

"O processo eleitoral exemplar reforça o respeito que constantemente demostrou pela governabilidade democrática, os direitos civis e a liberdade individual, valores que compartilhamos", completou o porta-voz.

Candidata do PT, Dilma ganhou as eleições com 56% dos votos contra 43% de José Serra, representante do PSDB, e se tornou a primeira mulher presidente do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário