Páginas

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

PSB quer imposto para saúde

 
Clique para Ampliar

Os governadores, reunidos em Brasília, discutiram ontem como o PSB vai participar do Governo Dilma
FOTO: ELZA FIÚZA/ABR

5/11/2010

Na opinião do partido, o setor está totalmente necessitado e só deve melhorar com mais dinheiro em caixa

Brasília (Sucursal). Reunidos em Brasília, governadores do PSB defenderam ontem que a saúde ganhe uma nove fonte de financiamento. Apesar de a presidente eleita Dilma Rousseff ter dito na última quarta-feira que era contra a criação de novos impostos, os governadores do PSB acreditam que é necessária uma contribuição específica para a saúde
Na opinião dos socialistas, o setor está totalmente necessitado e só deve melhorar com mais dinheiro em caixa. Eles discordam, no entanto, se o tributo deve ser a CSS (Contribuição Social para a Saúde) ou se a volta da extinta CPMF (Contribuição Provisória Sobre a Movimentação Financeira).
Na opinião do governador do Ceará, Cid Gomes, o mais adequado seria aprovar ainda este ano no Congresso Nacional a CSS, tributo que está sendo discutido com a alíquota de 0,1% destinado apenas para a saúde.
"A depender de mim, a CPMF não volta, fica apenas a CSS. O claro é a necessidade do financiamento para a saúde". De acordo com Cid Gomes, a União precisa ter um recurso a mais, que está proposto na chamada CSS. "A contribuição que está proposta nesse regulamento da emenda 29 tem uma alíquota bem menor que a da CPMF, algo em torno de um quarto", disse. A proposta do governador é que ainda esse ano possa ser votado o projeto.
Já o presidente nacional do PSB, o governador de Pernambuco Eduardo Campos, disse que a CPMF deve voltar. "Tenho colocado ao presidente Lula que há um sub financiamento da saúde, que é uma grave questão nas contas dos municípios e dos Estados. É uma questão de ordem real e que está na pauta do dia. Por isso, em partes ou no todo a CPMF deve voltar". A CPMF foi extinta pelo Congresso em dezembro de 2007. Ela tinha alíquota de 0,38%, que era destinada à previdência social e à assistência social.
Em entrevistas a jornalistas na última quarta-feira, Dilma admitiu a necessidade de mais dinheiro para a saúde, mas garantiu que não enviará ao Congresso projeto de lei para recriação da CPMF. Disse também que não fará nada sem negociar com governadores.
Fortalecidos

A discussão sobre como o PSB vai participar do Governo de Dilma Rousseff foi a pauta principal da primeira reunião do partido após as eleições.
A cúpula do PSB passou a manhã desta quinta-feira reunida num hotel de Brasília, analisando a formação de um bloco com o PDT e o PcdoB na tentativa de ganhar mais força dentro da base aliada para reivindicar ministérios. O partido tem uma bancada de 34 deputados federais e três senadores.
Ao final do segundo turno, o PSB saiu fortalecido, dobrou o número de governadores de 3 para 6 e agora, passando a ter representantes nos estados do Amapá, Piauí, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Espírito Santo. O partido também dobrou o número de senadores de 2 para 4.
Agora deve ser negociado com a equipe de transição quantos ministérios o PSB deve ocupar. A idéia dos socialistas é manter as pastas da Ciência e Tecnologia e dos Portos e negociar outros dois ministérios: Integração Nacional e Cidades
No entanto, de acordo com o Presidente Nacional do partido e governador reeleito de Pernambuco, Eduardo Campos, Dilma Rousseff é quem vai definir quantos pastas e quem vai ocupar cada uma delas na hora que achar necessário.
Aécio Neves

O governador Cid Gomes defendeu ontem que haja um consenso entre os partidos para que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) seja o próximo presidente do Senado. Segundo Cid, essa proposta seria parte de um projeto de governabilidade, para uma boa convivência entre oposição e governo. Ele acredita que o perfil de Aécio seria adequado, pois considera que ele é um político que conversa e se relaciona bem com pessoas de todos os partidos.
Defesa

"A depender de mim, a CPMF não volta, fica apenas a Contribuição Social para a Saúde (CSS)"

Cid Gomes
Governador do Ceará
PAMELA LEMOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário