Páginas

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Heitor Férrer lamenta posição do Governo contrária a PEC 300


O deputado Heitor Férrer (PDT) lamentou, nesta quarta-feira (24/11), na Assembléia Legislativa, a posição do Governo do Estado contrário a aprovação da PEC 300, que concede um piso nacional salarial aos policiais militares. O parlamentar criticou o fato de Cid Gomes ter se manifestado contrariamente apenas depois das eleições.
Heitor avaliou que os governadores deveriam ir ao Governo Federal e ao presidente da Câmara pedir pela aprovação da emenda. Ao mesmo tempo, pactuar uma complementação com o Executivo Federal. “Somos a oitava economia, não se justifica pagar tão mal o cidadão que contém a violência”, frisou. Para o pedetista, mesmo considerando elogiável, disse que lamenta a posição do governador de tentar barrar a PEC 300.
Heitor Férrer comentou ainda a situação da saúde. Segundo ele, o Governo tem dinheiro em caixa, mas há cearenses morrendo nos corredores dos hospitais, enquanto a Santa Casa tem 213 leitos ociosos que poderiam ser contratados. “Mesmo com toda boa vontade dos médicos que trabalham nos hospitais públicos, pessoas continuam morrendo nos corredores”, criticou. Para Heitor, os prefeitos também devem ser chamados à responsabilidade porque não proporcionam atendimento médico primário.
Em resposta, o líder do Governo Nelson Martins (PT) disse que o Governo tem dinheiro em caixa, mas possui quatro mil obras em andamento. “Mas isso não quer dizer que haja dinheiro sobrando”. Disse ainda que, em 2009, o Ceará investiu em educação 29,3%, quando o mínimo seria de 25%. Em saúde, o Estado aplicou 17,6%, cinco pontos a mais do que o determinado pela legislação. “O Estado vem aplicando mais do que o mínimo previsto em lei”, avisou.
Nelson informou ainda que aumentou o gasto na educação e na saúde, proporcionalmente, e em outras áreas houve redução, mas não quer dizer que o valor absoluto tenha diminuído. “O orçamento de 2011 é de R$ 16,8 bilhões, quando em 2010 foi de R$ 11 bilhões”, salientou.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário