Páginas

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Críticas à obra gera discussões

Heitor foi criticado pelos colegas por fazer restrições à obra que levará desenvolvimento ao Interior do Estado

Para o deputado Heitor Férrer (PDT), as prioridades do atual Governo estadual estão equivocadas. Em seu pronunciamento ontem, na Assembléia, o pedetista criticou o projeto de construção de um metrô no Município de Sobral que custará aos cofres estaduais R$ 63 milhões.
No entendimento do parlamentar o montante poderia ser utilizado no metrô da Capital ou mesmo para minorara os efeitos da seca no Estado que já atinge 500 mil cearenses. A manifestação do deputado foi considerada infeliz, por tentar impedir investimentos em uma cidade do Interior cearense
A construção do metrô da Capital cearense completou 14 anos. Conforme Férrer, assim que o novo meio de transporte para Fortaleza for inaugurado, precisará ser ampliado para o centro da cidade e bairros com grande fluxo de automóveis como Papicu, Meireles, Edson Queiroz e outros.
O parlamentar deixou claro não ser contrário a construção de um metrô em Sobral, mas acredita que agora esse equipamento não é necessário para a cidade, entendendo que o trânsito no município é bastante viável. "O metrô de sobral seria uma grande obra se houvesse sobra de dinheiro nos cofre do Estado e o governo já tivesse concluído o nosso metrô para aliviar o trânsito de Fortaleza", argumenta.
Férrer ainda questionou a construção do Hospital Regional naquela cidade, alegando que a benfeitoria poderia ter sido levado para outra localidade, como Aracati e o Jaguaribe, enfatizando que a Santa Casa serve bem aos sobralenses.
O deputado Luiz Pontes (PSDB) aprovou o discurso do colega pedetista. O tucano também vê com mais urgência a ampliação do metrô de Fortaleza, que para ele, já estará desatualizado em sua inauguração devido o crescimento populacional, do que a construção desse equipamento em Sobral.
A base governista se uniu para rebater as críticas de Férrer. O líder do Governo Nelson Martins (PT), o vice-líder Roberto Cláudio e os deputados Welington Landim (PSB) e Ivo Gomes (PSB) fizeram a defesa da obra.
Ivo Gomes disse que antes os administradores eram criticados por não fazerem as obras. Já o atual Governo, está sendo censurado por estar implementando ações. O deputado defendeu a necessidade de um metrô em Sobral, alegando que ele será tão providencial quanto está sendo o metrô do Cariri. Ele pontua que uma obra não exclui outras e que o Estado está investindo em vários projetos em todo o Ceará.
Em relação a crítica de Férrer de que o Hospital Regional, Ivo Gomes alega que a Santa Casa já não suporta a demanda da cidade e da Zona Norte. Para Nelson Martins, o pronunciamento de Heitor Férrer foi "desastroso". Ele ressaltou que a intenção do atual Governo é interiorizar o desenvolvimento.
De acordo com ele, a aplicação de recursos para a construção do metrô de Sobral não prejudica outras demandas, como as apresentadas pelos recursos hídricos. O líder governista citou ações como a integração de bacias e o cinturão das águas.
A defesa de Roberto Cláudio também foi em cima do argumento de interiorizar o desenvolvimento do Ceará para reverter consequências negativas de falta de planejamento no Estado, que segundo ele, concentrou, nos últimos anos, todo desenvolvimento na Região Metropolitana de Fortaleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário