Páginas

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A coisa está ficando séria

Tudo o que você twittar poderá ser usado contra você, inclusive no tribunal

(Texto publicado originalmente no www.droider.com.br)

Tornou-se de amplo conhecimento a reação odiosa após a derrota tucana manifestada pela exaltada “militância” serrista na internet. O assunto tem sido bastante discutido. Inclusive postei um texto sobre ele no meu outro blog, onde é mais pertinente.

Mas o que isso tem a ver com um blog sobre tecnologia? A partir do momento em que a “tucaninha” preconceituosa Mayara Petruso passou a ser alvo de ações judiciais e perdeu seu estágio no escritório de advocacia onde trabalhava, esse se torna mais um exemplo emblemático de mau uso das redes sociais e suas consequências.
A verdade é que a WEB 2.0 abriu espaço para que diversas pessoas passassem a se comunicar com o mundo por escrito e muita gente tem se dado mal com isso. Não cabe aqui essa frescura elitista de “maldita inclusão social”. Mayara Petruso não parece dever a sua ignorância à falta de recursos econômicos. Na verdade ela faz parte do imenso exército de pessoas economicamente abastadas e culturalmente miseráveis que povoa, não só a internet, mas o mundo.
O problema maior é quando essa gente analfabeta funcional, que não é capaz de entender o que está lendo e muito menos de vislumbrar as consequências do que está escrevendo, passa a escrever assim, abertamente, para o mundo, via Twitter, Facebook e por muitos outros serviços da ampla e caótica Web 2.0.
O Orkut, por muito tempo, abrigou com segurança todo tipo de sociopata, porque ali, no hermetismo das “comunidades”, toda espécie de maluco socializava e emitia opiniões apenas para seus “correligionários”. Acontece que as redes sociais do momento abriram as porteiras do manicômio. Sem as “comunidades” fechadas, esses alucinados saíram por aí emitindo mensagens de ódio preconceituoso aos quatro ventos sem vislumbrar que, nessa nova situação, fica mais fácil sofrerem as consequências de seus atos.
Ou seja, se era aconselhável cuidado com o que você declarava no Orkut, porque poderia “pegar mal”, em ambientes como o Twitter e o Facebook, pode “pegar” pior ainda. Não que eu esteja lamentando as consequências que supostamente recairão sobre essa gente. Apenas queria trazer ao blog uma reflexão sobre o tema.
Enfim, se você quer discutir política, quer usar de um tom mais agressivo, polemizar inclusive, “it’s up to you, darling” (“elite” curte anglicismo, né?), mas faça com inteligência ou, se você não é, em absoluto, capaz de inteligência, não faça, porque o bicho pode pegar pro seu lado.
Cada movimento tem o “mártir” que merece. Em alguns momentos da história, grandes homens e mulheres perderam a vida defendendo lutando por causas nobres. O movimento da “elite” preconceituosa do Twitter teve agora o seu mártir: uma patricinha debilóide que perdeu o estágio.

Publicado por Ticiano

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário