Páginas

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Ferro elogia OAB-PE por processo contra ofensas a nordestinos

O líder do PT na Câmara, Fernando Ferro (PE), elogiou ontem a decisão da seção de Pernambuco da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE) de entrar com representação criminal na Justiça de São Paulo em razão das diversas ofensas aos nordestinos publicadas no Twitter, após a vitória de Dilma Rousseff (PT) nas eleições presidenciais do último domingo (31). “A iniciativa da OAB de criminalizar e processar é extremamente salutar para defender a democracia e combater postura de caráter nazifascista”, disse Ferro.

Os comentários preconceituosos foram feitos pela estudante de Direito Mayara Petruso e repercutiram na Internet. Ela considera os nordestinos responsáveis pela vitória de Dilma, embora, sem os votos do Nordeste e do Norte, Dilma Rousseff ainda saísse vitoriosa, com 1, 8 milhão de votos a mais do que o candidato tucano José Serra.

O líder do PT frisou que tem “ muito orgulho” de sua condição de nordestino e que não guarda “mágoa” da estudante, “porque sabemos que isso não é a visão da maioria do povo paulista. Isso é um sentimento do preconceito, da derrota e da desqualificação moral, ética e de caráter de pessoas que trazem na sua vida o ódio como condutor das suas ações. Portanto, dá-nos pena”. Entre as mensagens publicadas pela universitária está: "Nordestino não é gente. Faça um favor a SP, mate um nordestino afogado".

“Não podemos aceitar esses comentários preconceituosos, até porque este país é uma grande democracia”, disse Ferro. “ A vitória do povo brasileiro não foi uma vitória só dos nordestinos. Dos 12 milhões que separam a candidatura Dilma Rousseff da candidatura José Serra, 10 milhões são nordestinos. É evidente que isso nos dá muito orgulho. Nós somos a porção de cidadania que expressou com maior veemência esse sentimento de mudança e de construção de uma nova nação, de um novo país”.

Na opinião de Ferro, o comportamento da estudante paulista é “retrato da má-formação familiar e política, A jovem deveria ter sido melhor orientada na sua casa, na escola e na comunidade, para não pregar esse tipo de discurso”.

Segundo Henrique Mariano, presidente da OAB-PE, a estudante deverá responder por crime de racismo (pena de dois a cinco anos de prisão, mais multa) e incitação pública de prática de crime (passível de detenção de três a seis meses, ou multa), no caso, homicídio.

As mensagens geraram reação nos micro blogs com a criação da hashtag #orgulhodesernordestino, tópico entre os primeiros no ranking mundial de temas mais citados no Twitter. Devido à polêmica e às diversas respostas recebidas, a estudante cancelou tanto seu perfil no Twitter, quanto no Face book. Pelo Orkut, ela pediu desculpas aos nordestinos. "Minhas sinceras desculpas ao post colocado no ar, o que era algo pra atingir outro foco acabou saindo fora de controle", escreveu em seu perfil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário