Páginas

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Dilma é convidada pelo presidente da Bulgária para visitar o país

Luciana Lima e Renata Giraldi
Repórteres da Agência Brasil

Brasília – A presidente eleita Dilma Rousseff (PT) foi convidada hoje (1º) pelo presidente da Bulgária, Georgi Parvanov, para visitar o país. A informação foi confirmada pelo coordenador do programa de governo de Dilma e assessor especial da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, que se reuniu com ela nesta segunda-feira para começar a fazer a agenda e definir detalhes sobre o processo de transição de governo.

Para os búlgaros, Dilma é um deles por ser filha de pai nascido na Bulgária. O advogado e empresário Petar Rousseff deixou o país rumo à França e depois seguiu para o Brasil, onde casou e teve três filhos. A vitória de Dilma foi destaque na imprensa búlgara e no principal site de notícias em inglês na Bulgária, o Novonite. De acordo com a rede de televisão estatal do país, Parvanov disse que o resultado das eleições no Brasil é motivo de orgulho na Bulgária. "A vitória de Dilma Rousseff encheu de orgulho o povo búlgaro."

As eleições presidenciais foram acompanhadas atentamente na Bulgária. O site Novonite, com sede na capital Sófia, publicou uma série de reportagens sobre a campanha, a apuração e a trajetória política de Dilma. Por tradição, o povo búlgaro considera os descendentes como parte da sociedade da Bulgária, sem distinção.

Parte da família Rousseff ainda vive na região de Gabrobo, a 200 quilômetros de Sófia. A presidente eleita não fala búlgaro. Segundo ela, as poucas palavras que aprendeu em búlgaro, quando era criança, já esqueceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário