Páginas

terça-feira, 29 de junho de 2010

Moradores reclamam de avenida em Sobral

A falta de educação por parte de alguns motoristas que trafegam pela Avenida Senador Fernandes Távora, neste Município, tem trazido preocupação para as pessoas que transitam por aquela artéria, uma das mais movimentadas da cidade. A Avenida também é considerada importante para o Município porque liga o Centro da cidade a quatro bairros populosos e também à BR-222.

Os moradores reclamam que a falta de sinalização para os pedestres tem contribuído para que os acidentes aconteçam e que, somente este ano, oito pessoas se envolveram nos 14 acidentes ocorridos naquela artéria e uma delas acabou perdendo a vida.

No ano passado os números contabilizados pela Coordenadoria de Trânsito e Transportes Urbano (CTTU) do Município apresentaram 36 acidentes de trânsitos com mais de 60 pessoas envolvidas e também foi registrado um óbito. "Se torna difícil a colocação de faixa de pedestre devido o local, onde existe um colégio, estar numa parte alta, o que dificulta a visibilidade do motorista", disse o secretário da Cidadania e Segurança, Francisco Carlos Francelino Mendonça.

A velocidade permitida é de 60km/h, mas, devido às boas condições para o tráfego num percurso de três quilômetros de extensão, a velocidade de alguns carros chega a ser o dobro do permitido. Para atravessar de um lado para outro, em alguns horários, pode ser bem complicado. Segundo a dona-de-casa, Valquíria Batista de Oliveira, tem dia que passa até meia-hora esperando o melhor momento para fazer a travessia. "É um risco para a gente, principalmente nesta hora, em que temos que pegar nossos filhos na escola".

Outra moradora que também reclama da falta de segurança na via é a dona-de-casa Ana Graciana Lopes. "Seria bom que fosse colocado pelo menos aqui, próximo à escola, um semáforo. Assim, a gente não se arriscaria tanto", reivindica.

Mas, para o secretário Carlos Mendonça, o problema tem solução apesar de considerada por ele bastante radical. "Estaremos por todo este em mês instalando em toda Avenida fotossensor, num total de seis. A licitação já foi feita e estamos aguardando a melhor proposta para realizar a compra", disse, acrescentando que duas máquinas desse tipo já foram instaladas como forma de experiência, bem como inibir os motoristas e coibir o abuso cometido pelos infratores. A Avenida Senador Fernandes Távora é uma artéria de acesso Leste de Sobral, foi inaugurada com uma festa no dia 5 de março de 2009. Consta de ciclovia central, passeios laterais, calçadões para atividades físicas, moderna iluminação, pavimentação asfáltica e uma nova sinalização do trânsito. Além desses itens, foi construído um espaço de convivência no vão central entre as pistas, que se inicia em frente a uma fábrica de cerâmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário