Páginas

terça-feira, 8 de junho de 2010

Partidos definem datas das suas convenções

Vários partidos com atuação política no Ceará ainda não definiram a data da escolha oficial dos seus candidatos, embora a temporada das convenções esteja iniciando esta semana. Entre os partidos considerados maiores, até agora, apenas o nome do governador Cid Gomes figura como candidato ao Governo do Estado, vez que nenhum outro filiado a qualquer dessas agremiações disse ser candidato.

No campo dos partidos que se classificam como de esquerda a possibilidade de aliança é muito remota e a tendência é de que sejam apresentados três candidatos à sucessão estadual: Soraya Tupinambá - PSOL; Maria da Natividade - PCB e Francisco Gonzaga - PSTU.

A data estabelecida pela Justiça Eleitoral para os partidos políticos realizarem coligações com o propósito de escolher os seus candidatos e homologar coligações com outras legendas começa na próxima quinta-feira e termina no dia 30 deste mês.

Entre as agremiações que vão participar da disputa eleitoral deste ano a maioria deverá realizar suas convenções na última semana do prazo estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os dirigentes de algumas agremiações atribuem à falta de definição da coligação que vai patrocinar a candidatura de Cid Gomes ao fato de não terem escolhido ainda a data e o local da sua convenção.

Como o Partido Socialista Brasileiro, presidido pelo governador Cid Gomes, marcou sua convenção para o dia 27, no ginásio esportivo do Colégio Evolutivo, as legendas que pretendem se coligar com o PSB estão marcando para a mesma data e local as suas convenções estaduais. Este é o caso, por exemplo, do PSDC, do PMN, PRTB, PT do B, PTN, PP, PTB e PRB, entre outros.

Adiamento

O PDT já havia marcado sua convenção para o dia 19, mas como fará uma aliança com o partido do governador adiou para o dia 27, nas dependências do Náutico Atlético Cearense. O PHS também fará sua convenção dia 27, mas no auditório da Assembleia Legislativa. O PCdoB vai começar a sua convenção no dia 26 e no dia 27 conclui, no mesmo local da convenção conjunta dos partidos da base de apoio do governador. Também acenam com a possibilidade de realizarem suas convenções na mesma data e local o PT e o PMDB. Estes ainda aguardam um encontro com o governador para fecharem a coligação.

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) trabalhava com a possibilidade de realizar sua convenção no dia 19, mas, ontem, os tucanos já anunciavam o adiamento. O DEM vai realizar sua convenção em conjunto com o PSDB. Embora não tenham definido ainda os locais, o PSOL marcou a sua convenção para o dia 26, o PSC para o dia 29 e o PV para o dia 30. A convenção do PPS está marcada para o dia 29 no auditório da Câmara Municipal de Fortaleza. A direção estadual do PR ainda estuda a data para fazer a reunião que homologará suas candidaturas. (DN).

Nenhum comentário:

Postar um comentário