Páginas

sábado, 5 de junho de 2010

Ceará recebe chuva da pós-estação

Mesmo com o fim do período chuvoso em maio, a manhã de ontem foi marcada por chuvas irregulares no Ceará. De acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), até às 11 horas, enquanto Quixeramobim registrou chuva de 82,6 milímetros, outros municípios tiveram precipitações variando entre 18 (em Ibiapina e Aquiraz) e 25 milímetros (em Madalena).

De acordo com David Ferran, meteorologista da Funceme, o que se costuma chamar de período chuvoso, na verdade, são os quatro meses em que mais chove no ano. "Não é porque o período chuvoso acabou que as chuvas vão cessar de todo. Entre os meses de fevereiro e maio, chove cerca de 85% do que é esperado para um determinado ano. O restante se distribui em eventos isolados, que podem ocorrer antes e depois da estação chuvosa".

Segundo ele, nos últimos dois dias 15 municípios cearenses informaram ocorrência de chuva. As precipitações que vem ocorrendo nos últimos dias são o resultado de dois fenômenos: ondas de leste e uma frente fria de veio do litoral da Bahia em direção ao oceano, mas que causa perturbações na atmosfera, provocando chuva.

A previsão do tempo para hoje é de nebulosidade variável, com ocorrência de chuvas isoladas pela manhã. A expectativa é que continue havendo episódios isolados de chuva no Interior, mas em quantidade menor que nos meses anteriores. (DN).

Nenhum comentário:

Postar um comentário