Páginas

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Expositores animados com novos negócios em Santa Quitéria

A expectativa de cada produtor que participa da XIX Exposição Agropecuária do Município de Santa Quitéria é bons negócios. Com a promessa de uma programação bastante extensa, que envolve apresentações culturais, concurso leiteiro e de animais de variadas raças, concurso de ordenha (bovinos e caprinos), além de exposição e leilão de animais, os agropecuaristas acreditam que, até a manhã de domingo, quando acontece o encerramento, realizarão boas vendas.

"Nesse primeiro momento participamos com o intuito de divulgar a nossa fazenda e atrair futuros compradores", disse o expositor Fernando Henrique. Para ele, "o principal objetivo quando se participa de um evento assim é para poder entrar em contato com os demais expositores e procurar entender quais são as suas limitações". Na parte social, shows com as bandas Zabumbada, Saradões do Forró e Forró Remexe, que se apresentam em ritmo genuinamente nordestino.

O evento conta, ainda, com a feira de produtos e serviços, bem como da agricultura familiar. Destaque para os produtos produzidos pelos agricultores dos assentamentos locais, entre os quais os 22 assentamentos do Incra e outros dez do Idace. Na feira, o público pode apreciar os concursos gastronômico e de violeiros e festival de quadrilhas que acontecem no interior do parque, numa arena montada exclusivamente para receber os grupos de quadrilhas.

Além disso, trata-se de uma oportunidade de negócios para os comerciantes locais, fazendo a economia girar. Segundo as secretarias municipais envolvidas na organização, a exposição agropecuária oferece oportunidade de emprego para muita gente. Oportunidade que o vendedor autônomo de Sobral, Jeová Nogueira, foi em busca. "Participo da feira há vários anos e sempre me rende um bom lucro com os brinquedos infláveis que trago para o parque", disse.

Outro destaque é a presença de público que, conforme a Guarda Municipal, cerca de 20 mil pessoas por dia, oriundas de diversos municípios da região, visitam a cidade neste período. No evento, o Banco do Nordeste se faz presente com um stand montado dentro do parque, cujo objetivo é facilitar a liberação de recursos da ordem de R$ 1 milhão, por meio do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf), para os criadores realizarem a aquisição de matrizes de caprinos e ovinos.

A promoção e a realização do evento são da Prefeitura Municipal de Santa Quitéria, com apoio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal. O patrocínio fica por conta do Sebrae, Banco do Nordeste, Governo do Estado do Ceará e Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário