Páginas

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Cariré e Chaval encerram hoje as novenas de Santo Antônio

Na zona norte do Estado, outros dois municípios também tem Santo Antônio como padroeiro. Cariré e Chaval realizaram durante dez dias de junho as novenas em louvor ao santo. Em Cariré a festa tem como tema “Catequese, caminho para o discipulado”. Além das novenas que começaram no dia 3 e se encerram amanhã, também ocorrem programações cultural e social. Na noite do dia 9, houve a tradicional seresta dos namorados e na quarta-feira e ontem aconteceu o Festival de Quadrilhas Juninas. Como encerramento da parte social hoje, haverá leilão seguido de forró.
Para o padre Luis César Evangelista, pároco da Igreja de Santo Antônio de Cariré, cada comunidade tem uma maneira especial de celebrar seu padroeiro. Entre os fiéis que assistiam a novena de Santo Antônio em Cariré, uma jovem de 20 anos, a dona-de-casa Regiane Farias. Ela usava uma veste idêntica ao santo reverenciado. “Estou pagando uma promessa. Minhas duas irmãs tiveram filhos e eles morreram no parto. Tive medo de acontecer com meu filho também, então resolvi fazer uma promessa”, disse Regiane, que segurava nos braços o filho de 9 meses.
Em Chaval, os louvores são também para o santo casamenteiro. Um dos momentos mais marcantes é o casamento coletivo que acontece hoje. Amanhã, haverá procissão e missa de encerramento. Dentro das festividades, shows musicais, bingos e leilões. Em frente à Paróquia de Santo Antônio as atrações: missas diárias às 19h na Matriz e quermesse toda noite. As barraquinhas com comidas típicas dão o atrativo diferente à festa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário