Páginas

terça-feira, 15 de julho de 2008

TSE indica que mais da metade do eleitorado tem até primeiro grau incompleto

Brasília - As estatísticas do eleitorado brasileiro em 2008, divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), indicam que, dos mais de 128 milhões de cidadãos aptos a votar nas eleições municipais deste ano, 56% (72,3 milhões) têm até primeiro grau incompleto.
Do universo de votantes, mais de 8 milhões foram identificados como analfabetos. Alagoas é o estado com maior percentual de eleitores analfabetos (22,5%) e Santa Catarina, o menor (2 %).Em números absolutos, a Bahia tem a maior quantidade de eleitores analfabetos (894,3 mil eleitores), seguida do estado de São Paulo (864,9 mil).
Outros 20,3 milhões de eleitores brasileiros aptos, conforme o TSE, sabem apenas ler e escrever, e não há registro de que tenham frequentado os bancos escolares. Com o primeiro grau incompleto se apresentam 44,4 milhões de eleitores. Outros 10,1 milhões têm primeiro grau completo, 15,8 milhões, segundo grau completo e apenas 4,5 milhões, o nível superior completo. Cerca de 55% dos eleitores brasileiros que concluíram o ensino superior são de zonas eleitorais de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Os dados do TSE sobre o grau de instrução dos eleitores podem não refletir com precisão o quadro atual, porque se baseiam na última declaração feita pelo eleitor à Justiça Eleitoral em situações de recadastramento.
Por Wilson Gomes, informações Agencia Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário