domingo, 16 de julho de 2017

Dilma vence na Justiça e IstoÉ terá que publicar direito de resposta da ex-presidenta


A publicação terá que publicar uma resposta de Dilma Rousseff com o mesmo espaço e destaque ao da matéria de julho de 2016 que associava a ex-presidenta a práticas ilegais mas que, na verdade eram legais. Juíza classificou a revista como “machista”, “tendenciosa” e praticante do “mau jornalismo”

Por Redação

A Editora Três, responsável pela revista IstoÉ, terá que ceder direito de resposta, já em sua próxima edição, à ex-presidenta Dilma Rousseff. A petista ganhou na Justiça uma ação contra a revista por conta de uma matéria de julho de 2016 intitulada “Mordomia: carros oficiais a serviço da família de Dilma”.

A decisão, publicada nesta sexta-feira (14) pela juíza  Karla Aveline de Oliveira, da Vara Cível do Foro Regional Tristeza, determina que o direito de resposta seja publicado com o mesmo destaque, espaço e diagramação ao da matéria em questão, sob pena de multa de de R$ 20 mil por descumprimento.

Na matéria, a IstoÉ tentou associar à praticas da ex-presidenta uma ilegalidade que não existe, que é a utilização de veículos oficiais pela administração pública federal. A magistrada considerou que a matéria é tendenciosa por ferir a honra e a imagem da petista em uma data próxima ao julgamento do impeachment que a afastou do poder.

Para Oliveira, a matéria da IstoÉ envolve machismo e representa, segundo ela, o “mau jornalismo”.

“Pode-se afirmar que a revista semanal, de amplo espectro e permeabilidade, disponível em diversas plataformas e que já esteve sob comando de respeitados jornalistas e diretores em seu passado, atualmente, trilha o caminho de um mau jornalismo, ao apresentar, no mínimo, duas interpretações distintas para o mesmo tipo de episódio, divulgar chamadas apelativas e demonstrar conotação tendenciosa, quiçá machista, ao se referir à ora autora, ultrapassando o caráter meramente informativo e crítico em sua reportagem”, escreveu em sua decisão.

Fonte: http://www.revistaforum.com.br/2017/07/14/dilma-vence-na-justica-e-istoe-tera-que-publicar-direito-de-resposta-da-ex-presidenta/

Nenhum comentário:

Postar um comentário